Desafios para diminuir o índice de obesidade no Brasil
Tema: Desafios para diminuir o índice de obesidade no Brasil
Nota IA: 800
No contexto Brasileiro, torna-se evidente que o indice da obesidade, (Sem vírgula) tem afetado cada vez mais a sociedade, fato que prejudica o desenvolvimento coerente da nação. Isso se deve, sobretudo, à a banalização da doença, e ao desentendimento populacional causado pela ignorância geral sobre estudos básicos. com isso faz se necessário encontrar medidas para findar tal problemática. (Melhore a contextualização do tema)
Acerca desse contexto, vale ressaltar que a débil ação do poder público possui íntima relação com o revés, uma vez que o órgão público não tem como rotina a prática de incentivar o autocuidado. A doença quando avançada, além de afetar o físico afeta em conjunto o meio social (Vírgula) sendo comum pessoas com a doença se afastar de suas famílias e amigos, criando uma barreira de isolamento, o que causa diversos problemas psicológicos como: ansiedade, depressão, e a fobia social. (Reestruture e explore de modo mais produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é pertinente analisar a banalização da problemática em análise como fator agravante, sendo comum a ignorância social que se da sobre a doença por falta do conhecimento que não é compartilhado devidamente entre as famílias. (Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário que a autoridade pública, juntamente com o campo mediatico e o sistema de saúde, criem Campanhas de conscientização para o entendimento da doença, além de campanhas gratuitas que promovam as atividades físicas com profissionais especializados em lugares públicos e de fácil acesso. Assim, essa mazela não irá atrapalhar mais o desenvolvimento da nação. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Correção tradicional
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 640 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Correção por IA
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 3 | 120 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 4 | 200 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 5 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |