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A obesidade é um dos maiores desafios de saúde pública no Brasil. Com o aumento do consumo de alimentos ultraprocessados e a adoção de um estilo de vida cada vez mais sedentário, os índices de obesidade vêm crescendo de forma alarmante, afetando a qualidade de vida da população e sobrecarregando o sistema de saúde.
Entre os principais desafios para reduzir a obesidade está a falta de educação alimentar. Muitas pessoas desconhecem os impactos de uma alimentação desequilibrada e acabam optando por produtos práticos e baratos, mas pouco nutritivos. Além disso, o sedentarismo é outro fator preocupante, já que a falta de espaços públicos adequados e a influência da tecnologia contribuem para que as pessoas se movimentem menos. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Outro obstáculo relevante é a acessibilidade a alimentos saudáveis. Em muitas regiões, o custo elevado de frutas, verduras e proteínas de qualidade torna difícil para parte da população adotar uma alimentação equilibrada. Além disso, a influência da publicidade e da indústria alimentícia, que promovem produtos altamente calóricos e pouco nutritivos, dificulta a conscientização sobre escolhas alimentares mais saudáveis. (Reestruture)
Para enfrentar esse problema, é necessário um conjunto de medidas coordenadas. A inclusão da educação nutricional no currículo escolar pode ajudar crianças e adolescentes a desenvolverem hábitos alimentares mais saudáveis. Além disso, políticas públicas que incentivem a prática de atividades físicas, como a criação de áreas de lazer e infraestrutura adequada, podem contribuir para a redução do sedentarismo.
A regulamentação da indústria alimentícia também é essencial. Medidas como a taxação de produtos ultraprocessados, o controle da publicidade infantil e a melhoria na rotulagem dos alimentos podem influenciar positivamente o consumo alimentar da população. Por fim, o incentivo à produção e ao acesso de alimentos saudáveis, com subsídios para a agricultura familiar e programas de distribuição, pode tornar uma alimentação equilibrada mais acessível a todos.
O enfrentamento da obesidade no Brasil requer esforços conjuntos entre governo, sociedade e indivíduos. Com a implementação de estratégias eficazes, como educação alimentar, promoção da atividade física, regulamentação da indústria e incentivo ao acesso de alimentos saudáveis, será possível construir uma sociedade mais consciente e equilibrada, garantindo melhor qualidade de vida para a população.
Correção tradicional
| Critério |
Nota |
Observações |
| Competência 1 |
200 |
Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
| Competência 2 |
120 |
Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 |
120 |
Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 |
160 |
Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 |
120 |
Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final |
720
|
A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
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Correção por IA
| Critério |
Nota |
Observações |
| Competência 1 |
200
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Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 |
160
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Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 3 |
160
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Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 4 |
200
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Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 5 |
120
|
Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Nota final |
840
|
Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
Legenda de competências
| Competência |
Descrição |
| 1 |
Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa
de um ponto de vista |
| 4 |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a
construção da argumentação |
| 5 |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |