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A obesidade é um problema de saúde pública no Brasil, afetando milhões de pessoas e gerando impactos significativos no sistema de saúde. Para combater esse quadro, é fundamental adotar estratégias integradas que envolvam educação, políticas públicas e conscientização social. (Reestruture e melhore a contextualização)
Um dos desafios mais urgentes é promover a educação alimentar desde a infância. Escolas podem desempenhar um papel essencial ao oferecer refeições saudáveis e ensinar sobre nutrição. Além disso, campanhas de conscientização devem alcançar toda a população, destacando os riscos do consumo excessivo de ultraprocessados.
(Boa estratégia coesiva) Outro ponto fundamental é a criação de políticas públicas eficazes, como a taxação de alimentos ricos em açúcar e gordura, o incentivo à agricultura familiar para facilitar o acesso a alimentos naturais e o fortalecimento da rotulagem nutricional. Medidas como essas ajudam a reduzir o impacto da publicidade enganosa e promovem escolhas mais saudáveis.
A prática de atividades físicas também precisa ser incentivada. Investir em infraestrutura urbana, como ciclovias e parques, facilita o acesso ao exercício gratuito. Programas comunitários podem ser desenvolvidos para incluir pessoas de todas as faixas etárias e incentivar um estilo de vida ativo.
Por fim, o acesso a serviços de saúde deve ser ampliado para diagnóstico precoce e acompanhamento nutricional adequado. Médicos e nutricionistas têm papel crucial na orientação individualizada, ajudando pacientes a adotarem hábitos mais saudáveis.
Somente com uma abordagem integrada e contínua será possível reduzir os índices de obesidade no Brasil e promover uma sociedade mais saudável e equilibrada. (Parágrafo frasal)
Correção tradicional
| Critério |
Nota |
Observações |
| Competência 1 |
160 |
Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 |
120 |
Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 |
80 |
Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 |
120 |
Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 |
80 |
Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final |
560
|
A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.
|
Correção por IA
| Critério |
Nota |
Observações |
| Competência 1 |
200
|
Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 |
120
|
Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 3 |
120
|
Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 4 |
200
|
Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 5 |
80
|
Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Nota final |
720
|
A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Legenda de competências
| Competência |
Descrição |
| 1 |
Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa
de um ponto de vista |
| 4 |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a
construção da argumentação |
| 5 |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |