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Tema: Desafios para diminuir o índice de obesidade no Brasil
O anime “Lookism”, disponível na plataforma de streaming Netflix, conta a história de um jovem que sofre bullying por estar acima do peso, sofrendo com traumas causados pelas agressões. Fora da ficção, infelizmente, o Brasil encontra-se cada vez mais próximo dessa situação, uma vez que ainda há desafios para diminuir os índices de sobrepeso no país. Dessa forma, é importante visualizar a negligência governamental, bem como a ignorância da sociedade como perpetuadores da problemática.
Em primeira análise, vale destacar que a falta de atuação do Governo resulta na ampliação dos índices de obesidade. Mesmo sendo uma questão de saúde pública, o Estado brasileiro não proporciona o devido apoio à causa. Segundo o filósofo contratualista Thomas Hobbes, cabe aos governantes garantir o bem-estar de sua população. Todavia, ao vermos a falta de nutricionistas e a longa fila de espera no SUS, percebe-se uma grave subjugação a essa máxima por parte da máquina pública. Esse fato torna-se ainda mais preocupante com os dados divulgados pelas pesquisas Nacionais de Saúde em 2020, que classificam um a cada quatro adultos como obesos no país. Nesse sentido, urge a maior presença da ação estatal na sociedade brasileira.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é necessário dizer que a ignorância da sociedade quanto ao assunto auxilia na continuidade do problema. Isso ocorre, pois, a falta de conhecimento das causas e consequências da obesidade podem acarretar em escolhas nocivas para a saúde humana. De acordo com a nutricionista Fernanda Marieno, a educação alimentar é de extrema importância para a formação dos indivíduos e para o conhecimento dos alimentos a serem evitados e consumidos. Entretanto, vemos que essa educação não está inserida de forma prática na sociedade, resultando no desconhecimento acerca da nutrição e, assim, no aumento de índices de sobrepeso. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) É evidente, portanto, que a negligência do Estado e a ignorância da sociedade são agentes da obesidade no país. Assim, é dever do Governo, órgão de maior influência no país, contratar mais nutricionistas e profissionais na saúde, por meio da realização de concursos públicos, a fim de diminuir a fila no SUS e, assim, ampliar o atendimento e apoio à população. Desse modo, é igualmente necessário o planejamento de palestras sobre alimentação e educação nutricional nos ambientes escolares. Somente assim, o Brasil irá superar a situação apresentada em “Lookism” e reduzirá os casos de obesidade no país. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Correção tradicional
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
| Competência 2 | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
| Competência 3 | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 960 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |