[Sem título]
Tema: Desafios para diminuir o índice de obesidade no Brasil
Nota IA: 960
Na obra "Por uma outra globalização", o geógrafo Milton Santos denuncia a construção de uma sociedade regida por uma lógica perversa. Nesse Contexto, tal reflexão permite compreender os desdobramentos das dificuldades enfrentadas para a diminuição do índice de obesidade, os quais revelam o aprofundamento do retardo social. Deste modo, mostra-se necessário debater fatores como a influência midiática e a falha educacional, a fim do pleno funcionamento da sociedade. (Muito bem. Formulou a tese)
Diante desse cenário, sabe-se que a influência exercida pelos meios midiáticos é um dos centrais fomentadores para o agravamento desse óbice. Sob essa perspectiva, o teórico da comunicação Marshall McLuhan afirma que as telecomunicações possuem o poder de moldar a visão do indivíduo e determinar o seu comportamento. Acerca dessa lógica, entende-se que a mídia impõe sobre a sociedade, (Sem vírgula) propagandas de alimentos industrializados e não informam os riscos do alto consumo. Consequentemente, percebe-se que muitos são os prejuízos à sociedade brasileira de tal situação, tais como o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis e transtornos psicológicos.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, o papel passivo das instituições de ensino é outro fator relevante sobre essa anomalia. Segundo o ativista sul-africano Nelson Mandela, a educação possui um valor essencial para salvar a humanidade. Tal ideal se aplica na realidade, mas as escolas isentam sua função, pois não proporcionam aos seus alunos matérias específicas que debatem sobre os ricos ocasionados pela obesidade e como evitá-las (Melhore a apresentação dessa discussão). Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que a descaso educacional atua para a perpetuação desse quadro deletério.
(Boa estratégia coesiva) Dado o exposto, é preciso que o governo federal, responsável pelo bem-estar social, desenvolva ações voltadas para a reeducação alimentar brasileira, além de proporcionar a criação de campanhas em escolas sobre como é maléfico à população nacional. Essas ações ocorrerão a partir da elaboração de políticas públicas eficazes, provindas do Ministério de Planejamento e Orçamento, a fim de reduzir a taxa de obesidade persistente no território verde e amarelo. Assim, ter-se-á o desenvolvimento equitativo do Brasil. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Correção tradicional
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
| Competência 3 | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 920 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
Correção por IA
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 3 | 160 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 4 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 5 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Nota final | 960 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |