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Na obra "Cidadanias Mutiladas", o geógrafo Milton Santos defende que a democracia só se concretiza quando todos têm seus direitos assegurados de forma plena. No entanto, no contexto brasileiro, esse ideal colide com a persistência de desafios para diminuir o índice de obesidade no Brasil, realidade que fragiliza o pleno exercício da cidadania. Nessa perspectiva, destacam-se o preconceito estrutural que exclui grupos sociais historicamente marginalizados e a precarização dos serviços públicos essenciais, como saúde e educação como vetores fundamentais na perpetuação desse cenário. (Muito bem. Formulou a tese)
Em um primeiro olhar, evidencia-se o impacto da naturalização das desigualdades, que contribui para a persistência desse entrave social. De acordo com John Locke, é dever do Estado assegurar os direitos naturais dos indivíduos; quando falha, rompe-se o contrato social. Ao negligenciar a desigualdade no país, o poder público reforça os efeitos da desigualdade entre regiões no Brasil e demonstra ineficiência frente à necessidade de transformação. (Melhore a relação entre a discussão apresentada e o tema proposto)
(Boa estratégia coesiva) Sob esse prisma, a influência da falta de infraestrutura adequada agrava ainda mais o cenário. Conforme Pierre Bourdieu, os instrumentos simbólicos — como a linguagem e os meios de comunicação — moldam nossa percepção do mundo. Assim, quando há distorção ou silenciamento sobre a desigualdade entre regiões no Brasil, instala-se um estado de apatia coletiva, que enfraquece o debate e dificulta o avanço de soluções. (Reestruture e explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Diante desse cenário, é urgente que o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, desenvolva políticas públicas educativas e preventivas, com ações em escolas, centros comunitários e nas redes sociais, para formar cidadãos mais críticos e conscientes sobre a desigualdade de regiões. Além disso, cabe à sociedade civil, em parceria com a mídia, promover campanhas de conscientização em plataformas como Instagram e YouTube, com o objetivo de informar, combater estigmas e incentivar o engajamento social. Assim, poderemos caminhar rumo a uma cidadania mais plena, como defendia Milton Santos. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Correção tradicional
| Critério |
Nota |
Observações |
| Competência 1 |
200 |
Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
| Competência 2 |
160 |
Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 |
120 |
Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 |
200 |
Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 |
200 |
Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final |
880
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Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.
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Correção por IA
| Critério |
Nota |
Observações |
| Competência 1 |
200
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Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 |
200
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Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 3 |
160
|
Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 4 |
200
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Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 5 |
200
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Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Nota final |
960
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Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
Legenda de competências
| Competência |
Descrição |
| 1 |
Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa
de um ponto de vista |
| 4 |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a
construção da argumentação |
| 5 |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |