Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 920 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
Ao discorrer sobre os desafios para diminuir o índice de obesidade no Brasi, é relevante analisar alguns aspectos relativos à referida questão. Nesse contexto, destacam-se tanto os hábitos alimentares inadequados quanto o sedentarismo como fatores importantes à discussão. (Muito bem. Formulou a tese)
Primeiramente, entende-se que os padrões alimentares desequilibrados afetam milhões de brasileiros e representam um grande desafio à saúde pública. Sob esse viés, o consumo excessivo de alimentos ultraprocessados, ricos em gorduras, açúcares e sódio, tornou-se comum, principalmente devido à sua praticidade, ao baixo custo e ao forte apelo publicitário. Diante disso, essa situação é agravada pela rotina acelerada da vida moderna, que dificulta a preparação de refeições saudáveis e contribui para o crescimento desse indicador de obesidade. Dessa forma, é preciso que a sociedade reflita sobre seus hábitos alimentares para que possa combater essa doença.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, outro fator significativo é o estilo de vida inativo, o qual é impulsionado pelo uso constante de tecnologias, pela falta de tempo ou espaços adequados para a prática de atividades físicas, visto que contribui para o desequilíbrio entre o consumo e o gasto calórico. Ademais, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo IBGE (Desenvolva a sigla), mais de 60% da população adulta brasileira está com excesso de peso, sendo que cerca de 26% são obesos. Sob essa ótica, esses dados revelam não apenas um problema individual, mas um impacto coletivo: a obesidade está diretamente associada ao aumento de doenças crônicas, como diabetes tipo 2, hipertensão e problemas cardiovasculares, o que sobrecarrega o SUS e compromete a qualidade de vida da população. Dessa maneira, atividades físicas e uma educação alimentar são essenciais para o controle desse problema de saúde.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, percebe-se a fundamental atenção aos obstáculos para a redução dos altos níveis de obesidade no país, pois o consumo alimentar inadequado e a falta de exercícios são vilões dessa problemática. Desse modo, é necessário que o Estado atue por meio de políticas públicas intersetoriais, em que o Ministério da Saúde, em parceria com escolas e meios de comunicação, deve implementar campanhas educativas contínuas voltadas à promoção de hábitos saudáveis, com foco na alimentação equilibrada e prática regular de exercícios físicos. Em síntese, é necessário regulamentar a publicidade de alimentos ultraprocessados voltada ao público infantil e ampliar o acesso a espaços públicos de lazer e esporte nas comunidades. Assim, será possível reduzir os índices de obesidade e promover uma sociedade mais saudável. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 920 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |