[Sem título]
Tema: Desafios para diminuir o índice de obesidade no Brasil
Nota IA: 760
No Brasil (Vírgula) os indicadores de obesidade tem deixado os profissionais da área da saúde em alerta. A vida atarefada dos indivíduos, a falta de tempo para o preparo de alimentação saudável e a escassez da prática de exercícios físicos tem contribuído para o aumento da obesidade. Essa problemática tem que despertar nos brasileiros uma mudança nos hábitos alimentares aptos a ensejar um modo de vida sadio. (Melhore a contextualização)
Com a rotina da população brasileira cada vez mais acelerada, as pessoas têm optado pelo consumo dos denominados ´´Fast Foods`` devido a praticidade. Entretanto, a má qualidade desses alimentos processados têm contribuído para o aumento da obesidade devido as altas taxas calóricas em contraposição as baixas em nutrientes encontradas nesses alimentos. A Sociedade Brasileira de Nutrição, em estudos recentes, comprovou o alarmante aumento de indivíduos obesos e, isso, tem despertado nos profissionais da área de saúde a proporem um modo de vida mais saudável. (Melhore a apresentação dessa discussão)
As propagandas de alimentos de consumo rápido nos meios de comunicação induzem as pessoas a se alimentarem de maneira incorreta. Esse fato se coaduna com a falta de incentivo aos programas educacionais, pois gastando-se pouco pode-se ter uma dieta rica em nutrientes e a base de frutas, de legumes, de verduras e outros tipos de alimentos saudáveis. Outro assunto que tem preocupado os especialistas em nutrição é a ausência de atividades físicas das pessoas que consomem alimentos prejudiciais a saúde, pois essa falta é outro fator contribuinte para o sobrepeso dos cidadãos brasileiros.
O Ministério da Educação deve propor palestras, cursos e outros meios capazes de incentivar desde a tenra idade os indivíduos a se alimentarem de forma saudável, ao saber preparar cardápios saudáveis, como também o Ministério da Saúde deve proporcionar educação alimentar nos postos de saúde com programas de atividades físicas adequadas a proporcionar mudanças na qualidade de vida de seus pacientes. Assim, essa realidade inquietante mudará as estatísticas brasileiras para uma melhor qualidade de vida na sociedade. (Proposta incompleta)
Correção tradicional
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 680 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Correção por IA
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 3 | 120 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 4 | 200 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 5 | 120 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Nota final | 760 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |