[Sem título]

Tema: Desafios para diminuir o índice de obesidade no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 05/06/2025
Nota tradicional: 720
Nota IA: 800
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Com a evolução social, a praticidade se tornou essencial no nosso dia a dia, seja com o acesso instantâneo às informações em dispositivos móveis quanto na nossa alimentação, caracterizada pelo consumo de alimentos ultraprocessados(fast foods).Entretanto, o seu consumo exacerbado contribui para os índices de obesidade no país, devido a falta de uma reeducação alimentar e a desigualdade social, impactando principalmente a vida de crianças e adolescentes. (Muito bem. Formulou a tese)

Em primeiro lugar, uma escolha alimentar, deficiente de nutrientes e com alto teor calórico, leva a essa problemática. (Truncamento) Uma vez que a adquirimos (Vírgula) muitas vezes ainda na infância, com a ingestão de açúcares e gorduras saturadas em nossa dieta, que somada a problemas psicológicos como ansiedade e depressão se torna uma compulsão alimentar, ligada a necessidade de uma reeducação alimentar. 

(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, a maior parte dos consumidores de enlatados são famílias de baixa renda, que fomentam esse mercado por ser mais acessível ao seu contexto social (Apresente dados). Assim, temos o aumento precoce de jovens sedentários e acima do peso (Vírgula) além de o aumento do desenvolvimento de doenças como diabetes e hipertensão recorrentes nessa faixa etária. (Melhore a apresentação dessa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, a obesidade é um problema social sério. Cabe ao Ministério da Saúde a elaboração de medidas de orientação nutricional que redirecione a alimentação dos alunos, desde o seio escolar. Com a criação de hortas, palestras com nutricionistas ,suporte psicológico e físico. Dessa forma, será possível ressignificar o histórico nutritivo no país. (Proposta incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 720 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 120 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos