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Com a evolução social, a praticidade se tornou essencial no nosso dia a dia, seja com o acesso instantâneo às informações em dispositivos móveis quanto na nossa alimentação, caracterizada pelo consumo de alimentos ultraprocessados(fast foods).Entretanto, o seu consumo exacerbado contribui para os índices de obesidade no país, devido a falta de uma reeducação alimentar e a desigualdade social, impactando principalmente a vida de crianças e adolescentes. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeiro lugar, uma escolha alimentar, deficiente de nutrientes e com alto teor calórico, leva a essa problemática. (Truncamento) Uma vez que a adquirimos (Vírgula) muitas vezes ainda na infância, com a ingestão de açúcares e gorduras saturadas em nossa dieta, que somada a problemas psicológicos como ansiedade e depressão se torna uma compulsão alimentar, ligada a necessidade de uma reeducação alimentar.
(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, a maior parte dos consumidores de enlatados são famílias de baixa renda, que fomentam esse mercado por ser mais acessível ao seu contexto social (Apresente dados). Assim, temos o aumento precoce de jovens sedentários e acima do peso (Vírgula) além de o aumento do desenvolvimento de doenças como diabetes e hipertensão recorrentes nessa faixa etária. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, a obesidade é um problema social sério. Cabe ao Ministério da Saúde a elaboração de medidas de orientação nutricional que redirecione a alimentação dos alunos, desde o seio escolar. Com a criação de hortas, palestras com nutricionistas ,suporte psicológico e físico. Dessa forma, será possível ressignificar o histórico nutritivo no país. (Proposta incompleta)
Correção tradicional
| Critério |
Nota |
Observações |
| Competência 1 |
160 |
Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 |
120 |
Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 |
120 |
Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 |
200 |
Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 |
120 |
Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final |
720
|
A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
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Correção por IA
| Critério |
Nota |
Observações |
| Competência 1 |
160
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Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 |
160
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Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 3 |
120
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Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 4 |
200
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Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 5 |
160
|
Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Nota final |
800
|
A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Legenda de competências
| Competência |
Descrição |
| 1 |
Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa
de um ponto de vista |
| 4 |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a
construção da argumentação |
| 5 |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |