A problemática da obesidade no Brasil
Tema: Desafios para diminuir o índice de obesidade no Brasil
O documentário "Quilos Mortais", exibido no Discovery H e H, traz como pauta os desafios diários enfrentados por pessoas obesas. De forma análoga, no Brasil (Vírgula) há tal semelhança com o documentário, uma vez que, (Sem vírgula) pessoas que enfrentam a obesidade possuem dificuldades para adentrar no processo de emagrecimento. Nesse contexto, é perceptível um descuido populacional na forma alimentícia e um alto sedentarismo, levando inúmeras pessoas ao processo de obesidade. (Melhore a contextualização do tema)
Diante desse cenário, a um problema na alimentação de muitos no Brasil e isso faz com que diversos indivíduos entrem no processo de obesidade. Na novela "Carrossel", exibida no SBT, a personagem Laura possuia tendência a obesidade e não conseguia se controlar ao ver alimentos que satisfaziam a sua vontade. Sob esse viés, a realidade de muitos se iguala a da personagem, a mal alimentação como frituras e açúcares tem feito parte do cotidiano da população brasileira e afetando principalmente as pessoas obesas que não conseguem se controlar com alimentos desejosos aumentando a cada dia a gordura corporal de muitos (Reestruture e melhore a apresentação dessa discussão). Desse modo, nota-se que a ausência de alimentos saudáveis (Cite exemplos) em uma rotina prejudica os indivíduos.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, há uma ausência de atividades físicas no cotidiano de muitos no Brasil. Segundo, a OMS (Organização Mundial da Saúde), o nível de obesidade teve um elevado crescimento nos últimos vinte anos, principalmente no público infantil. O sedentarismo tem causado diversos problemas no bem-estar de muitos pela falta de exercícios físicos. A diabetes e hipertensão têm se feito presente na vida de muitos que possuem a obesidade e com a ausência de exercícios o corpo se acostuma com o comodismo prejudicando ainda mais a saúde desse público que necessita melhorar a qualidade de vida. Dessa forma, observa-se que sem exercícios físicos não há como manter uma saúde equilibrada. (Reestruture essa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Destarte, medidas são necessárias para resolver os problemas discutidos. Isto posto, cabe ao Ministério da Educação, órgão responsável pelo estabelecimento da grade curricular das escolas, investir na conscientização dos alunos através de palestras interativas e rodas de conversas entre esse público sobre a problemática da obesidade no Brasil. Essa ação pode se concretizar por meio da atuação de professores, psicólogos e nutricionistas, que irão ajudar a descontruir a visão preconceituosa dos estudantes. Espera-se com essa medida, que a conscientização sobre o cuidado com a saúde faça com que os alunos optem por uma vida saudável, evitando a obesidade. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Correção tradicional
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |