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Tema: Desafios para diminuir o índice de obesidade no Brasil
Nota IA: 640
Hodiernamente (Vírgula) tem se elevado o teor de pessoas com insuficiências físicas, devido a subnutrição. A carência de uma alimentação benéfica não corresponde a expectativa de vitaminas que deve se suprir em um organismo. (Reelabore e melhore a contextualização do tema)
No entanto, o site Veja afirma, (Sem vírgula) o avanço da obesidade entre crianças e adolescentes, estimando a escassez da rotina de bons hábitos na vida das pessoas, causando problemas articulares, respiratórios, câncer e até menor expectativa de vida, alegando que a obesidade afeta completamente a vida dos sujeitos. (Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Entretanto, para um melhor acompanhamento de obesidade, seriam necessárias unidades bases para saúde juvenil. Diz Manuel Bandeira ´´Acolhe o pássaro cansado, meu desejo incontentado´´. Adolescentes sentem diferenças em si, porém não podem recorrer com os próprios ´´andares´´, pois a obesidade na fase juvenil não afeta somente a saúde física, mas a emocional inclusive. (Reestruture essa discussão)
Em virtude, é preciso que juntamente com o governo e família sejam estabelecidas unidades juvenis com parceria do sistema único de saúde para que todos os jovens em suas dificuldades sejam incluídos e adaptados para melhora de sua saúde, desse modo seria claro se seriam combatidas as diferenças com a obesidade juvenil. (Parágrafo frasal. Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Correção tradicional
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
| Nota final | 560 | A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências. |
Correção por IA
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 120 | Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 120 | Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 3 | 120 | Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 4 | 200 | Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 5 | 80 | Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Nota final | 640 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |