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Desafios para diminuir o índice de obesidade no Brasil

Enviada em: 04/06/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
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Competência Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.
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A Constituição reconhece o direito ao acesso à saúde como algo fundamental, entretanto, diversos fenômenos ameaçam esse preceito e colocam em risco a vida da população, como a obesidade. Além disso, por as causas dessa doença serem multifatoriais, os desafios para diminuir seu índice também o são, passando pelos mais variados setores. Dessa maneira, o sedentarismo e a gordofobia podem ser citados como problemáticas do tema. 

Em primeira análise, deve-se apontar que a falta de exercícios físicos é um fator de risco para o desenvolvimento e o agravamento da obesidade. Nessa perspectiva, pode-se usar o filme "WALL-E" para se ilustrar a situação no Brasil, na obra, os humanos vivem em uma nave espacial e não realizam nenhuma atividade a qual demande algum esforço significativo, sendo estas feitas por robôs (Melhore a apresentação dessa discussão). Dessa forma, é possível entender de forma mais clara como o excesso de tecnologia tem o potencial de causar um estilo de vida sedentário, uma das origens da obesidade.

(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise, outra causa desse problema de saúde pública é a gordofobia, o preconceito contra pessoas gordas ou com sobrepeso, que se manifesta tanto de maneiras sutis quanto em formas mais explícitas de violência. Nesse contexto, o filme "Dumplin", cuja protagonista gorda quer competir em um concurso de beleza, se destaca por apresentar uma discussão sobre como pessoas gordas possuem dificuldade de adentrar em certos espaços apenas pelo seu porte físico, a mesma lógica é aplicável na busca pela perca de peso, na qual o medo do julgamento alheio dificulta a procura pelo tratamento. Desse modo, torna-se necessário implementar o enfrentamento da gordofobia como uma medida de combate a obesidade. (Reestruture e explore a discussão de modo mais produtivo)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, o governo, órgão responsável por garantir os direitos dos cidadãos, deve realizar palestras nas escolas sobre os perigos do sedentarismo e da gordofobia, a fim de combater a obesidade. (Proposta incompleta. Parágrafo frasal)

Dados correção tradicional

As discussões precisam ser reestruturadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200