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Tema: Desafios para diminuir o índice de obesidade no Brasil
Nota IA: 800
Atualmente, por meio de pesquisas da Organização Mundial da Saúde (OMS), é possível constatar que os índices de obesidade e sobrepeso mundiais encontram-se elevados. E, no Brasil, esses dados não são diferentes (Desenvolva mais). Diante dessas informações, infere-se o despreparo da sociedade brasileira quanto a questões que envolvem educação alimentar, evidenciando-se os desafios para modificar essa realidade no Brasil.
Para a prevenção e o controle da obesidade e do sobrepeso, uma alimentação balanceada aliada a uma vida mais ativa fazem-se necessárias. Contudo, incorporar alimentos mais saudáveis e exercícios à rotina do povo brasileiro não é tarefa fácil. Para tanto, é importante educar nutricionalmente a sociedade para que seja possível identificar suas necessidades e tranformar o que aprenderam em hábitos mais saudáveis. (Reestruture e explore de modo produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, profissionais da área da saúde juntamente ao Estado devem divulgar nas redes sociais e imprensa projetos voltados a estimular uma consciência nutricional nas pessoas, ensinando-as a preparar os alimentos, a escolhê-los da melhor forma e aproveitá-los por completo, por exemplo, além de ensiná-las a se exercitar e aumentar os espaços gratuitos para praticar atividades físicas, também. Portanto, por meio de campanhas educacionais nos meios de comunicação, palestras em escolas e outros espaços públicos será possível alcançar diferentes faixas etárias para, assim, transformar conhecimento em ação. (Apresentou todos os elementos da proposta)
Correção tradicional
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
| Competência 2 | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Correção por IA
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 160 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 3 | 120 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 4 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 5 | 120 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |