[Sem título]

Tema: Desafios para diminuir o índice de obesidade no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 04/06/2025
Nota tradicional: 880
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Brasil (Vírgula) apesar de ser visto como um país esportivo internacionalmente, adota uma cultura de sedentarismo que acaba por gerar problemas à área da saúde, como a obesidade que (Vírgula) ao se agravar (Vírgula) pode ocasionar em mortes. Os desafios para diminuir o índice de obesidade no Brasil, são frutos de um processo de imposição cultural por nações imperialistas, a falta de infraestrutura e incentivo que atenda as populações mais carentes, e certa romantização com a obesidade, pois muitos a enxergam como sinônimo de fartura ao invés de um problema a ser discutido e solucionado. (Melhore a contextualização do tema)

Primeiramente, destaca-se que o processo de industrialização do país, que foi intensificado através do Plano de Metas de J.K, não trouxe consigo apenas as indústrias estrangeiras para o solo brasileiro, mas também a cultura e os costumes norte-americanos, visto que na época os E.U.A promoviam o American Way of Life (Estilo de Vida Americano), um estilo de vida regrado pelo capitalismo selvagem e o consumo excessivo, principalmente de alimentícios, como McDonalds, milk-shakes, refrigerantes e diversos outros processados. Isso rapidamente foi assimilado pelo brasileiro, das camadas populares até a elite, está por sua vez acabou apossando-se desses mecanismos e intensificando o processo de assimilação. Hoje, graças ao predomínio destes costumes, 60% da população adulta brasileira sofre com a obesidade, de acordo com a OMS (Desenvolva a sigla). É notório que tais costumes precisam ser mudados para que não haja maiores agravamentos, como doenças e até mortes. (Delimite e explore de modo mais produtivo)

(Boa estratégia coesiva) Simultaneamente a isso, tem-se também a cultura do sedentarismo e romantização do obeso como sinônimo de fartura, isso acaba por se agravar pela falta de incentivo e infraestrutura adequada para as camadas mais carentes. (Truncamento) Pois, apesar de alguns locais contarem com academias públicas, as mesmas não recebem manutenção adequada nem contam com segurança recomendada para evitar depredação - um problema social -, o que acaba por afastar as populações, além disso, a falta de incentivos e campanhas contra o sedentarismo também contribui para a elevação dos índices de obesidade e também da sua romantização como uma situação comum e aceitável. 

(Boa estratégia coesiva) Por fim, para superar os desafios para diminuição do índice de obesidade no Brasil, deve-se mudar a cultura do sedentarismo, consumismo e romantização, para uma de atividade equilibrada, sustentabilidade e consciência corporal. Para tal, o Governo Federal, aliado, (Sem vírgula) aos Ministérios da Cultura, Saúde e da Educação, esses aos seus devidos agentes, devem promover campanhas em espaços públicos como praças, escolas e nas mídias digitais, com o intuito de conscientizar a sociedade sobre os riscos da obesidade e os impactos do consumo excessivo, incentivar as práticas esportivas mais acessíveis, como caminhadas, danças e lutas (como a capoeira e jiu-jitsu, muito presentes em espaços públicos), e revisar os programas de academia públicas e sua devida segurança. Dessa forma, pode se atender a imagem de um país esportivo, saudável e sustentável. (Apresentou todos os elementos da proposto)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos