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Tema: Desafios para diminuir o índice de obesidade no Brasil
Nota IA: 680
A obesidade no Brasil é um problema real que afeta cerca de 41,2 milhões de pessoas, de acordo com dados antigos da Pesquisa Nacional de Saúde de 2020. Entre alguns dos fatores para o acúmulo de gordura que caracteriza a doença estão os maus hábitos alimentares, sedentarismo, fatores psicossociais e até mesmo genéticos. (Melhore a contextualização do tema)
Ademais, a persistência dessa doença por anos é muito relacionada com a estigmatização e preconceito que as pessoas que possuem obesidade sofrem. De acordo com a médica Maria Edna de Melo, muitos pacientes desistem de buscar tratamento por culpa de comentários ofensivos, muitas vezes vindos dos próprios profissionais de saúde que, ao invés de ajudar essas pessoas a se recuperarem e a obterem hábitos mais saudáveis, são responsáveis por constrangimentos, levando as pessoas a desistirem. (Melhore a apresentação dessa discussão. Abordagem limitada)
Dentre os problemas causados pela doença, estão a busca por emagrecimento rápido e muitas vezes prejudicial, que podem acarretar transtornos alimentares e também doenças patológicas. (Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para transformar a mudança desse cenário possível, uma ótima opção são os programas de conhecimento sobre nutrição e alimentação saudável que deveriam ser imediatamente implantadas e patrocinadas pelo governo desde as crianças até os adultos, além de ações eficientes como incorporar alimentos saudáveis de fácil acesso ao dia a dia. Também um importante ponto para apontar é a influência a realização de esportes para evitar o sedentarismo e auxiliar na perda de peso. Dessa forma, uma população com melhores hábitos começaria a ser mais fácil de se enxergar. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Correção tradicional
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 640 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Correção por IA
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 120 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 3 | 120 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 4 | 200 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 5 | 80 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Nota final | 680 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |