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Tema: Desafios para diminuir o índice de obesidade no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 04/06/2025
Nota tradicional: 760
Nota IA: 800
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"Educação vem de casa.", essa é a máxima popular que muitos dos brasileiros fazem uso. De fato, as primeiras percepções e influências acerca do mundo vêm de casa, dos ensinamentos que os pais e familiares dão às crianças. Portanto, alimentar-se adequadamente também é algo que se aprende, primeiramente, em casa. Todavia, diante das adversidades do mundo moderno, isso tem se tornado cada vez mais difícil, especialmente para as famílias mais pobres, tornando-se desafiador diminuir os índices de obesidade no Brasil, quem vêm em constante ascensão.

Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) mostram que os índices de obesidade e sobrepeso quase triplicaram desde 1975. No Brasil, a urbanização ganhou força a partir da década de 60. Desde então, as famílias brasileiras, devido à "correria do dia a dia" para acompanhar o ritmo frenético das cidades, têm dado preferência ao que é mais prático, rápido, para se alimentar. E é exatamente aí que está o problema. Alimentos mais práticos são aqueles industrializados, ultraprocessados, que contêm menos ingredientes naturais e muito açúcar, sal e gordura. Com cada vez menos tempo para si, os brasileiros têm consumido mais esse tipo de alimento que, além disso, em comparação aos naturais, são mais baratos. É por isso que ter até mesmo uma alimentação saudável tornou-se privilégio de quem tem mais dinheiro no Brasil, ou seja, é mais um reflexo da desigualdade social no país, fazendo com que, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde de 2020, 1 em cada 4 indivíduos maiores de 18 anos tenha obesidade, o que, inclusive, tem crescido entre as crianças, muito em virtude do acesso demasiado a telas (celular, TV, etc.), acarretando-se em impactos negativos na vida dos indivíduos, visto que mesmo sendo uma doença (com pré-disposição biológica em certos casos), a obesidade muitas vezes é percebida simplesmente como preguiça, culpabilizando mais uma vez unicamente as pessoas obesas, gerando impactos psicológicos nocivos à saúde delas. (Delimite e explore as discussões de modo produtivo)

(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, é importante o incentivo à alimentação saudável. Para tanto, o Governo deve estimular a agricultura familiar, para haver quantidade abundante de alimentos saudáveis e baratos, além de diminuir os impostos sobre os alimentos naturais e essenciais (arroz, feijão, frutas, verduras, etc.) e garantir o fornecimento de comida apropriada a escolas e creches, para que desde cedo as crianças aprendam a se alimentar adequadamente. Outrossim, campanhas publicitárias em veículos de comunicação são uma ferramenta a mais para a divulgação da importância em privilegiar uma alimentação com menos alimentos industrializados. Assim, poder-se-á ter uma população mais próxima do peso ideal no Brasil. ​​​​​​​(Proposta incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 760 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 120 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos