Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 840 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
Segundo um relatório do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um a cada três brasileiros adultos sofre de algum grau de obesidade. Esse dado é, entre outros fatores, reflexo do estigma em relação a essa doença crônica, que é vista apenas como resultado de um estilo de vida sedentário e o consumo excessivo de alimentos gordurosos, que, apesar de serem possíveis causas para a doença, não compreendem a totalidade dos elementos responsáveis pela condição. Com isso, é evidente que existem desafios para a efetiva diminuição do índice de obesidade no Brasil que devem ser superados. (Muito bem. Contextualizou o tema)
Primeiramente, as causas da obesidade não se reduzem apenas ao consumo de ultraprocessados e à falta de exercícios físicos, uma vez que a obesidade é uma doença multifacetada, que inclui fatores genéticos, ambientais, psiquiátricos, entre outros. Portanto, a noção de que a obesidade é responsabilidade unicamente do indivíduo é errônea; é crucial que medidas sejam implementadas para educar a população a fim de extinguir esse tipo de preconceito da sociedade.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, apesar de não ser a única causa, o consumo excessivo de alimentos ultraprocessados e o sedentarismo apresentam um risco real na contração da doença. Nesse sentido, o filme americano "Tá Chovendo Hambúrguer" apresenta um exemplo concreto desse fator. No longa-metragem, alimentos que apresentam malefícios à saúde caem do céu, logo, o prefeito da cidade fictícia consome diariamente essas comidas e, após algum tempo, contrai obesidade e se encontra com mobilidade reduzida. (Melhore a abordagem dessa discussão) Com isso, assim como na obra, o consumo desse tipo de alimento aumenta as chances de aquisição da obesidade.
(Boa estratégia coesiva) Em suma, a diminuição do índice de obesidade no Brasil se mostra cada vez mais necessária, mas ainda apresenta desafios a serem superados. Diante disso, é essencial que escolas eduquem sobre as verdadeiras causas da obesidade, assim como promover a tolerância e o apoio a pessoas afligidas pela condição, a fim de criar um ambiente amigável para facilitar o tratamento de pacientes com a condição. Além disso, é importante que a mídia divulgue campanhas de conscientização em relação ao impacto do consumo de ultraprocessados na saúde das pessoas, a fim de reduzir o índice extremamente alto de obesidade presente na sociedade brasileira. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 840 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |