Como enfrentar a obesidade no Brasil

Tema: Desafios para diminuir o índice de obesidade no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 03/06/2025
Nota tradicional: 600
Nota IA: 680
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No Brasil, os casos de obesidade estão cada vez mais comuns. Segundo o IBGE (Desenvolva a sigla), 50,1% dos homens estão acima do peso e, (Sem vírgula) 48% das mulheres sofrem com o mesmo problema. Sendo que 18,5% dos homens eram obesos 28,7%das mulheres também. Com esses números fica claro que a obesidade é um problema de saúde pública.

As causas dessa problemática são as mudanças nos hábitos alimentares, consumindo-se cada vez mais ultras-processados, na prática de menos atividades físicas, com as pessoas ficando cada vez mais de frente com as telas, entre outros. (Reestruture. Parágrafo frasal e abordagem limitada)

(Boa estratégia coesiva) Porém o poder público não colabora, sendo que, (Sem vírgula) há pouca oferta de espaços públicos para atividades físicas, (Sem vírgula) e, (Sem vírgula) poucas ações como as de: educação alimentar e também em políticas que dificultem o acesso à alimentos utra- processados e a facilidade em alimentos mais saudáveis. (Parágrafo frasal. Abordagem limitada)

(Boa estratégia coesiva) Para mudar essa situação (Vírgula) é preciso implementar mais espaços públicos de atividades físicas , regulamentação para alimentos ultra-processados, oferecer educação alimentar para a sociedade desde a infância. Só assim se resolverá o problema da obesidade no Brasil. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 600 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 120 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 80 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 680 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos