Como enfrentar a obesidade no Brasil
Tema: Desafios para diminuir o índice de obesidade no Brasil
Nota IA: 680
No Brasil, os casos de obesidade estão cada vez mais comuns. Segundo o IBGE (Desenvolva a sigla), 50,1% dos homens estão acima do peso e, (Sem vírgula) 48% das mulheres sofrem com o mesmo problema. Sendo que 18,5% dos homens eram obesos 28,7%das mulheres também. Com esses números fica claro que a obesidade é um problema de saúde pública.
As causas dessa problemática são as mudanças nos hábitos alimentares, consumindo-se cada vez mais ultras-processados, na prática de menos atividades físicas, com as pessoas ficando cada vez mais de frente com as telas, entre outros. (Reestruture. Parágrafo frasal e abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Porém o poder público não colabora, sendo que, (Sem vírgula) há pouca oferta de espaços públicos para atividades físicas, (Sem vírgula) e, (Sem vírgula) poucas ações como as de: educação alimentar e também em políticas que dificultem o acesso à alimentos utra- processados e a facilidade em alimentos mais saudáveis. (Parágrafo frasal. Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Para mudar essa situação (Vírgula) é preciso implementar mais espaços públicos de atividades físicas , regulamentação para alimentos ultra-processados, oferecer educação alimentar para a sociedade desde a infância. Só assim se resolverá o problema da obesidade no Brasil. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Correção tradicional
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 600 | A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências. |
Correção por IA
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 120 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 3 | 120 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 4 | 200 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 5 | 80 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Nota final | 680 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |