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Desafios para diminuir o índice de obesidade no Brasil

Enviada em: 03/06/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
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Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.
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A Constituição Federal de 1988, norma de maior hierarquia do sistema jurídico brasileiro, assegura os direitos e o bem-estar da população. No entanto, ao observar os desafios para diminuir o índice de obesidade no Brasil, nota-se que esse preceito é constatado, e não desejavelmente na prática (Reformulea). Sendo assim, torna-se necessária a análise dos fatores que favorecem esse quadro.

Primeiramente, deve ressaltar a ausência de políticas públicas de promoção em saúde. Como exemplo o sociólogo francês - Pierre Bourdieu, que argumenta sobre como o acesso à saúde é desigual. Desse modo, sem políticas públicas que democratizem o acesso à informações à saúde, populações mais carentes tendem a adotar hábitos menos saudáveis por falta de orientação. (Melhore e explore mais essa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a ausência de ações estruturais nos espaços urbanos colaboram para a não prática de exercícios físicos. Por exemplo, a urbanista Jane Jacobs defendia que as cidades bem planejadas estimulam a convivência social, segurança e mobilidade. Em suma, a má estrutura urbana limita a circulação de pessoas e por consequência a prática de atividade física. (Reestruture e explore de modo mais produtivo)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, urge ao Ministério da saúde (Vírgula) juntamente ao Ministério das cidades, promover um programa nacional voltado a promoção de hábitos saudáveis - que inclua campanhas educativas nas escolas, unidades de saúde e mídias sociais, e também investir em requalificações urbanas, como parques, ciclovias e academias nos bairros mais precários por meio de parceria com o governo estadual e municipal. Em síntese, todos teriam acesso à promoção em saúde e seguirá o proposto pela Constituição Federal de 1988. (Proposta completa)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200