[Sem título]
Tema: Desafios para diminuir o índice de obesidade no Brasil
Nota IA: 880
A Constituição Federal de 1988, norma de maior hierarquia do sistema jurídico brasileiro, assegura os direitos e o bem-estar da população. No entanto, ao observar os desafios para diminuir o índice de obesidade no Brasil, nota-se que esse preceito é constatado, e não desejavelmente na prática (Reformulea). Sendo assim, torna-se necessária a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Primeiramente, deve ressaltar a ausência de políticas públicas de promoção em saúde. Como exemplo o sociólogo francês - Pierre Bourdieu, que argumenta sobre como o acesso à saúde é desigual. Desse modo, sem políticas públicas que democratizem o acesso à informações à saúde, populações mais carentes tendem a adotar hábitos menos saudáveis por falta de orientação. (Melhore e explore mais essa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a ausência de ações estruturais nos espaços urbanos colaboram para a não prática de exercícios físicos. Por exemplo, a urbanista Jane Jacobs defendia que as cidades bem planejadas estimulam a convivência social, segurança e mobilidade. Em suma, a má estrutura urbana limita a circulação de pessoas e por consequência a prática de atividade física. (Reestruture e explore de modo mais produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, urge ao Ministério da saúde (Vírgula) juntamente ao Ministério das cidades, promover um programa nacional voltado a promoção de hábitos saudáveis - que inclua campanhas educativas nas escolas, unidades de saúde e mídias sociais, e também investir em requalificações urbanas, como parques, ciclovias e academias nos bairros mais precários por meio de parceria com o governo estadual e municipal. Em síntese, todos teriam acesso à promoção em saúde e seguirá o proposto pela Constituição Federal de 1988. (Proposta completa)
Correção tradicional
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 840 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
Correção por IA
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 3 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 4 | 200 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 5 | 200 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |