Desafios para diminuir o índice de obesidade no Brasil
Tema: Desafios para diminuir o índice de obesidade no Brasil
Nota IA: 680
O livro "obesidade e nutrição" nos mostra a importância de termos uma boa alimentacak e uma vida saudável. Diante mão,muitas pessoas no mundo sofrem com obesidade por motivos de falta de alimentação saudável e muitas vezes por motivos psicológicos como depressão. É de extrema importância a intervenção do órgão estatal para promover consultas psicológicas em tais situações. (Melhore a contextualização do tema)
Diante disso, em "obesidade e conflitos emocionais" nos mostra a relação entre a obesidade e as emoções que nos cercam diariamente. A desigualdade social tem grande peso,o bullying em escolas e no trabalho,que mexem com a mente da pessoa,a levando a depressão e a falta de preocupação com a saúde. Cabe ao governo pronunciamentos contra o Bullying e a desigualdade social,que muito agrega em escolas e em empresas do nosso país,o investimento em palestras e anúncios contra a obesidade também. (Reestruture e melhore a apresentação da discussão)
Na frase "a obesidade é uma doença que afeta não apenas ao corpo mas também a mente" aborda a importância de cuidarmos não só do corpo, mas da mente,blindando-a contra comentários e olhares do povo. Dado a esses véis, a população tem de ter consciência. Diante tamanha artimanha,bullying não é brincadeira,é crime. Fornecer anúncios nutricionais e palestras sobre a importância do cuidado da mente e do corpo é essencial. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, combater a obesidade requer uma abordagem integral, que envolva investimentos em culsultas nutricionais e mentais. A fim de enfrentar essa doença,o Ministério ,responsável pela administração e manutenção da Saúde Pública no Brasil,deve ampliar acesso à tratamento psicológico no SUS por meio da criação de centros especializados em saúde mental. Dessa forma,será possível enfrentar os Desafios contra a obesidade. (Apresentou todos os elementos da proposta)
Correção tradicional
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Correção por IA
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 120 | Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 120 | Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 3 | 120 | Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 4 | 200 | Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 5 | 120 | Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Nota final | 680 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |