[Sem título]

Tema: Desafios para diminuir o índice de obesidade no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 02/06/2025
Nota tradicional: 600
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A obesidade tem se tornado um problema sério que cresce gradativamente com o passar do tempo e os profissionais de saúde estão tendo cada vez mais desafios a serem enfrentados, que afeta não somente o Brasil, mas o mundo inteiro. Os agentes de saúde brasileiros estão ficando cada vez mais exaustos, tanto por lidar com outras doenças, como também terem que lidar com o alto índice de obesidade, juntamente com a desinformação sobre o assunto e a aceitação de um problema em suas próprias vidas. (Melhore a contextualização do tema)

Os influenciadores digitais, figuras presentes ativamente nas redes sociais (Vírgula) que conseguem através da persuasão, induzir e conduzir sobre o modo de pensar e agir, principalmente quando se trata da obesidade, dentro da internet, existe diversos "influencers" que incentivam as pessoas com sobrepeso ou até mesmo obesas, aceitem o corpo delas do jeito que é, com o passar do tempo, essas pessoas podem adquirir problemas resultando em óbito. Os anjos de branco que vestem jaleco, (Sem vírgula) lutam constantemente contra a desinformação impostas por essas "figuras", incentivando que as pessoas tenham uma alimentação saudável e façam exercícios físicos regularmente para manter uma vida longa pela frente, além de terem que enfrentar diversos outros problemas já existentes por negligência de cuidados pessoais. (Melhore a apresentação dessa discussão)

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 168 mil pessoas na faixa dos 30 a 60 anos morrem por ano no Brasil por causa da obesidade. Os profissionais de saúde, (Sem vírgula) recomendam fortemente que as pessoas evitem consumir ultra processados, derivados de produtos transgênicos e o demasiado consumo de bebidas alcoólicas, que ocupam a boa parte das prateleiras dos supermercados e atacados, (Justaposição) ademais, por falta de cuidados alimentícios e a falta de exercícios físicos regular em suas vidas contribui com o aumento deste índice. (Melhore a construção de sentido. Explore as discussões com clareza)

O governo e as entidades públicas de saúde deveriam punir quem incentiva os maus hábitos de saúde e obrigar esses disseminadores de caos a espalhar a verdade para as pessoas, e incentivar fortemente através de propagandas e da educação, e possuir uma fiscalização mais rígida para realizar o controle de alimentos para reduzir os altos índices de obesidade e mortes referente à própria, que se não for controlada poderá resultar em mais óbitos. (Parágrafo frasal. Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 600 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos