Desafios para diminuir o índice de obesidade no Brasil
Enviada em: 02/06/2025
Status da correção:
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Inteligência Artificial
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Iara - Correção por Inteligência Artificial
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decisão importante.
Competência
Nota
Observações
Competência 1
200
Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2
200
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3
160
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4
200
Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5
200
Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final
960
Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!
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No programa de televisão “Quilos mortais”, é mostrado cotidiano de um médico que trata casos de obesidade. Isso expõe a realidade de muitos lugares com altos índices dessa doença, especialmente no Brasil, em que a imagem do programa televisivo revela as necessidades e dificuldades de uma pessoa com esse quadro de saúde. Em suma, é favorável apontar dois fatores que causam esse entrave, são eles: as doenças psicológicas e a desigualdade social. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
De início, vale apontar como o estado mental de um ser pode contribuir para esse dilema. Pouco é se falado sobre como pessoas com depressão tendem a aumentar gradativamente o seu peso. Devido a traumas e medos, muitos indivíduos perdem a noção do autocuidado, ao deixarem de realizar práticas esportivas e focar no consumo excessivo de comida para esquecerem por um instante suas tribulações. Infelizmente, no Brasil, é raro encontrar debates sobre os desafios para diminuir o índice de obesidade, pois o “foco” é apenas em curar esse problema, e assim, desprezam-se outros fatores que podem elevar esse quadro e até meios de prevenção.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a desigualdade presente no corpo social é um ponto crucial a essa problemática. Max Weber, renomado sociólogo, enfatiza sobre a necessidade de equilíbrio entre oportunidades para obter-se uma sociedade justa. Diante disso, é notório que Weber entendia que nem todos tinham as mesmas condições. Logo, essa conjuntura mostra a realidade de várias pessoas no país, no qual não possuem um poder aquisitivo capaz de comprar alimentos mais saudáveis, sendo assim, obrigadas a consumirem produtos ultraprocessados —comidas que aumentam o ganho de gordura—. (Apresente dados) Dessa forma, esse indício mostra que muitas vezes não é necessariamente a opção do indivíduo, mas a sua precisão.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para o índice de obesidade diminuir no Brasil, são necessárias intervenções. Cabe ao Governo Federal —principal regente do país — aplicar maiores verbas para a contratação de nutricionistas e psicólogos, a fim de que cada UBS tenha mais desses profissionais. Essas medidas serão realizadas via projetos e campanhas do próprio Ministério da Saúde, para assim, (Sem vírgula)concretizar soluções e prevenções dessa doença. Por fim, o Brasil honre seu lema de “Ordem e Progresso” estampado em sua bandeira. (Proposta completa)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competência
Nota
Motivo
Domínio da modalidade escrita formal
200
Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em
prosa
200
Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de
um ponto de vista
160
Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção
da argumentação
200
Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
200
Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.