Desafios para diminuir o índice de obesidade no Brasil
Enviada em: 01/06/2025
Status da correção:
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Inteligência Artificial
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fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer
decisão importante.
Competência
Nota
Observações
Competência 1
200
Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2
160
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3
160
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4
200
Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5
120
Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final
840
Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.
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A obesidade, caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, tornou-se um dos maiores problemas de saúde pública no Brasil. Dados do Ministério da Saúde apontam que cerca de 60% da população brasileira está com sobrepeso ou obesidade, o que acarreta sérias consequências para a saúde individual e coletiva, como o aumento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs). Nesse contexto, reduzir os índices de obesidade no país enfrenta desafios significativos, como a falta de educação alimentar adequada e o acesso restrito a alimentos saudáveis. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
Em primeiro plano, a insuficiente educação nutricional é um dos principais obstáculos para a reversão desse quadro. Muitas vezes, a população desconhece a importância de uma alimentação balanceada e dos riscos associados ao consumo excessivo de ultraprocessados, ricos em açúcares, gorduras e sódio. Além disso, o marketing agressivo das indústrias alimentícias contribui para a popularização de hábitos alimentares prejudiciais, principalmente entre crianças e adolescentes, público mais suscetível a essas estratégias. (A discussão precisa ser mais explorada)
(Boa estratégia coesiva) Outro desafio relevante é a desigualdade no acesso a alimentos saudáveis. Em muitas regiões do Brasil, especialmente nas periferias urbanas e áreas rurais isoladas, a oferta de frutas, verduras e legumes frescos é limitada, enquanto alimentos ultraprocessados são mais baratos e amplamente disponíveis (Apresente dados sobre isso). Essa realidade reflete o conceito de "deserto alimentar" e torna difícil a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis por grande parte da população, especialmente as famílias de baixa renda.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para enfrentar os desafios relacionados à obesidade no Brasil, é necessário um conjunto de medidas eficazes. Investimentos em educação nutricional nas escolas, regulamentação da publicidade de alimentos ultraprocessados e políticas públicas que garantam o acesso a alimentos saudáveis são passos fundamentais para reverter esse cenário preocupante. Assim, será possível construir uma sociedade mais saudável e consciente, reduzindo significativamente os índices de obesidade no país. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competência
Nota
Motivo
Domínio da modalidade escrita formal
200
Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em
prosa
200
Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de
um ponto de vista
120
Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção
da argumentação
200
Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
120
Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.