Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 760 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Desde os escritos de Thomas More (Vírgula) no século XVI, a sociedade projeta a ideia de Utopia - termo que se refere a uma sociedade ideal livre de desigualdades e injustiças. No entanto ainda persiste obstáculos que ainda distânciam a vivência humana desse imaginário. Nesse contexto, observa-se que o impacto agravante das mudanças climáticas, (Sem vírgula) evidencia um desafio persistente para o desenvolvimento social.
Nesse contexto, destaca-se, de início, a omissão do governo. Sobre isso, o filósofo Thomas Hobbes defendia que é dever do Estado garantir o bem-estar social de toda coletividade. Tal pensamento, todavia, é ignorado no Brasil porque faltam ações governamentais que resolveriam as emergências climáticas, como redução das emissões de gases, reflorestamento e conservação florestal, mobilidade sustentável, mudanças no hábito de consumo, educação ambiental em escolas. Sem isso, gera-se destruições
de florestas, aumento de temperatura, perda da biodiversidade (Cite alguns exemplos). Logo, nota-se a necessidade de mudança na postura estatal.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, o descaso comunitário é outro ponto relevante nessa discussão. Nesse sentido, no livro “ Ensaio sobre a cegueira" , o escritor Saramago denuncia uma cegueira moral que caracteriza a alienação da sociedade frente as demais realidades sócias. Em síntese, a discussão sobre a mudança no cenário florestal em decorrência das perturbações climáticas deve ser encarada como uma prioridade para a construção de uma sociedade justa e equitativa. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Por fim é fundamental propôr soluções viáveis para mitigar os impactos negativos desse cenário. O papel da educação, e da mídia, a exemplo das redes sociais, são fatores importante para abordar sobre desastre ambiental, podendo contribuir para a melhoria da situação atual. A conscientização e a ação coletiva são essenciais para transformar desafios em oportunidades e garantir um futuro melhor para todos. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser reestruturadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 720 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |