Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 80 | Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 680 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Sabemos que o Brasil está em desenvolvimento e sua economia, infraestrutura e administração ainda estão em formação. Pensando nos cuidados climáticos, a economia tem papel fundamental no que tange a respeito. (Melhore a construção das discussões iniciais)
Cada causa possui um efeito, como também uma origem. Reconhecemos que a causa das alterações na natureza, originou-se de más ações dos seres humanos, que não souberam organizar-se concretamente para viver em harmonia com a natureza, assim como fazem as plantas e os animais. (Reestruture)
Sigmund Freud disse que a busca pelo prazer e fuga da dor é um dos princípios que norteiam a psique humana. Logo, enquanto houver corrupção, busca pela satisfação pessoal - prazer em diversos aspectos -, dificilmente consequiremos contribuir com algo. Assim, ao administrarmos corretamente a renda per capita do país, este estaria em boas condições de tornar-se desenvolvido e ter acesso facilitado a recursos menos poluentes e devastadores, como por exemplo os veículos elétricos. Entretanto, veículos elétricos demandam de estrutura em rodovias e dentro das cidades, restringindo o acesso e uso a pessoas distintas. (Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Desta maneira, faz-se necessária a atuação ferrenha da Administração Pública e orçamentária para prover à população acessibilidade aos recursos que agridem menos o planeta e causam menor impacto climático a longo prazo. Sem uma boa administração econômica e distribuição pela equidade, dificilmente vamos reduzir os impactos das mudanças climáticas no Brasil, continuaremos sendo país em eterno desenvolvimento e sofrendo com as alterações da natureza. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser reestruturadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 680 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |