Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 760 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
No contexto atual, temas sobre mudanças climáticas e aquecimento global têm sido amplamente debatidos por especialistas e pela população. As mudanças climáticas são alterações que podem ser provocadas por processos naturais e também pelo homem. O debate do tema é de extrema importância pois afeta o meio ambiente, a economia e a qualidade de vida da população de todo o mundo. (Melhore a contextualização do tema)
As mudanças climáticas são fatores comuns observados desde a formação do planeta Terra ao longo dos 4,6 bilhões de anos do planeta, com alterações no clima. No entanto, nos últimos 150 anos a temperatura média do planeta elevou de forma considerável. Segundo estudos da Nasa e da Noaa (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional), foi registrado que a temperatura na Terra em 2018 foi a quarta mais alta nos últimos 140 anos. (Como isso impacta o Brasil?)
Outro fator importante, os impactos mais severos da mudança climática serão sentidos no Brasil, pois parte do continente está localizada em regiões tropicais, conforme análise feita pelo coordenador-geral de Ciência do Clima do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Márcio Rojas. Um exemplo disso são as ondas de calor vividas recentemente no Brasil. Mais um aspecto relevante é que o Brasil é um país mais vulnerável às mudanças climáticas, por conta da desigualdade social abundante, grande parte da população enfrenta condições precárias ou até não tem acesso a serviços básicos e essenciais, como educação e saúde, tornando-as um grupo de risco. (Delimite e explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Evidencia-se, portanto, a necessidade de tomar ações que diminuam as mudanças climáticas, já que, como o climatologista Marengo afirma, não é possível reverter ou frear a mudança climática. Um exemplo de ação é á ONU (Organização das Nações Unidas) trazer reuniões com seus participantes que abordem o tema das mudanças climáticas, para que sejam criadas medidas sustentáveis para reduzi-las. Tais medidas como: um melhor sistema de descarte e reciclagem de substâncias que emitem gases estufa, que poluem o ar (especialmente em fábricas, que muitas vezes não descarta seus componentes corretamente), e tentar incluir cada vez mais fontes de energia sustentáveis invés de combustíveis fósseis. O Governo Federal deve criar redes de apoio aos grupos mais vulneráveis, por exemplo, a inundações e secas, oferecendo apoio financeiro e educacional a essas famílias. Por último, é fundamental que o poder público continue a engajar a população a adotarem hábitos sustentáveis, como o uso consciente da água, redução do consumo de plástico e incentivo à hábitos saudáveis para o meio ambiente como forma de mitigar os impactos das mudanças climáticas. "Vivemos em uma época perigosa. O homem domina a natureza antes que tenha aprendido a dominar a si mesmo". - Albert Schweitzer. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
Delimite as discussões e explore mais os argumentos ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 760 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |