Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
No filme "Barbie em: A Pequena Polegar" (Vírgula) a protagonista vive em um mundo mágico de natureza, porém ela descobre que o seu mundo está ameaçado pelas construções urbanas. Ao final do filme ela consegue reverter a situação e preservar a natureza. Fora do campo cinematográfico, a destruição do meio ambiente, no Brasil, é cada vez mais frequente e rotineiro, ocasionando diversos problemas e mudanças climáticas. A partir disso, é fundamental analisar o que motiva a instabilidade climática bem como o seu efeito.
Nesse sentido, é válido pontuar o quanto o capitalismo sem limites tem sido um dos fatores responsáveis pelas mudanças climáticas. Isso acontece, (Sem vírgula) porque o capitalismo é um sistema econômico e político que visa o lucro acima de tudo, principalmente, acima das causas ambientais. Em um mundo cada vez mais acelerado com a urbanização e a industrialização poluente, é de se imaginar o descuido e o silenciamento sobre o meio ambiente. De acordo, com a Constituição Federal de 1988, no Art. 225 (Vírgula) é garantido que todos têm direito ao meio ambiente de modo sustentável e equilibrado. Todavia, esse direito fora do papel não está sendo executado e nem supervisionado (Essa discussão precisa ser mais desenvolvida). Em vista disso, um sistema econômico não pode ocorrer a custa do meio ambiente e nem das alterações climáticas.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, como resultado dessas mudanças, nota-se uma grave ocorrências climáticas extremas. De fato, os eventos catastróficos ambientais, no Brasil, estão mais ocorrentes. Isso evidencia os impactos das instabilidades climáticas. Assim, como o caso real que ocorreu no Rio Grande do Sul (2024), que resultou em enchentes gigantescas. Percebe-se que a tragédia revelou a falta de preparo urbano para lidar com eventos climáticos extremos.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas devem ser tomadas. Assim, é fundamental que o Poder Executivo Federal, mais especificamente o Ministério de Meio Ambiente, juntamente com o Ministério de Infraestrutura. (Truncamento) Criem projetos para propor a organização em cidades bastante povoadas. Tal iniciativa ocorrera por meio da implantação de um Projeto Nacional de Reforma Urbana, a qual as cidades irão passar por uma avaliação e serão reformadas, para uma melhor organização urbana e ações para pessoas vulneráveis que passaram por tal situação, como as enchentes. Isso deve ser feito a fim de amenizar os desastres causado pelas mudanças climáticas.
Dados correção tradicional
Delimite e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 840 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |