Impactos das mudanças climáticas no Brasil - Corrige Aqui
Impactos das mudanças climáticas no Brasil
Enviada em: 06/05/2025
Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência
Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza
inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a
avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não
podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações
fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer
decisão importante.
Competência
Nota
Observações
Competência 1
120
Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2
120
Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3
120
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4
200
Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5
80
Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final
640
A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
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É de fato notório pensar que, para o bem-estar de um país, o seu clima deve estar de forma adequada, porém quando as mudanças climáticas começam a impactar o meio ambiente e sua população, medidas necessitam ser averiguadas e como o ecossistema é influenciado negativamente. (Melhore a contextualização. Parágrafo frasal)
No passado (Vírgula) quando pensávamos que, (Sem vírgula) a biodiversidade do nosso país era infinita, sem problema algum entretanto como toda ação tem uma reação, podemos ver que isto influenciou negativamente. (Problemas na construção de sentido. Reelabore para ficar mais claro) Em 2024 (Vírgula) o Rio grande do Sul acabou sofrendo com isso, alguma das suas cidades (Vírgula) como Santa Maria, teve casas alagadas com as fortes chuvas fazendo os moradores desocuparem casas e comércios, noticiados nos meios de comunicações Rede Globo SBT e TV Cultura. (Aborde essa discussão com mais clareza)
(Boa estratégia coesiva) Contudo não podemos esquecer das queimadas das regiões Centro-oeste e Norte do país, em 2023 a organização Mundial das Nações Unidas (ONU) publicou um artigo sobre sua preocupação com a Floresta amazônica e as queimadas ao redor das localidades ribeirinhas. (Parágrafo frasal)
Por todos esses aspectos vistos, vale lembrar que Emmanuel macron, (Sem vírgula) falou que "estamos perdendo a corrida para as mudanças climáticas esse é o desafio de nossa geração ganhar a batalha contra o tempo" (Justaposição) cabe agora à ministra do meio ambiente (Vírgula) Marina Silva, instalar o mecanismo eficaz para alertar sobre estas interferências climáticas nas regiões citadas. (Não apresentou a proposta propriamente dita. Parágrafo frasal)
Dados correção tradicional
Delimite e explore as discussões por meio de um projeto de texto. Bom estudo!
Competência
Nota
Motivo
Domínio da modalidade escrita formal
120
Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em
prosa
120
Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de
um ponto de vista
120
Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção
da argumentação
160
Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
80
Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.