O calor, o frio e as chuvas: quem são as pessoas mais afetadas? crises climáticas e a sua relação com as desigualdades sociais

Tema: Impactos das mudanças climáticas no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 03/05/2025
Nota tradicional: 680
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Brasil é um país com mudanças climáticas. Se, por um lado, o calor transforma as favelas do Rio de Janeiro em vulcões com 60 °C, por outro, as chuvas inundam as cidades do Rio Grande do Sul entre abril e maio de 2024. (Formule a tese)

Famílias de baixa renda são grandemente afetadas, especialmente os moradores de favelas. Um exemplo claro é o bairro Boca do Rio, em Salvador, onde há inundações frequentes, sendo um dos fatores o entupimento de bueiros, feito pelo descarte errado do lixo.

Mulheres, crianças, idosos e pessoas com deficiência sofrem para “fugir” dos perigos como desabamentos. Muitas cidades e estados não tiveram planejamento e, por mais que seus moradores não contribuam com esses problemas, são os que mais sofrem.

O artigo 225 nos deixa cientes de que temos direito ao meio ambiente equilibrado. O Estado deve investir na infraestrutura com saneamento básico e obras de drenagem. Nas escolas é preciso ensinar sobre cuidar do meio ambiente, aprender a fazer o descarte correto do lixo. O Estado deve fiscalizar e manter o espaço limpo.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 680 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos