Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
Segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). (Truncamento) A elevação das temperaturas médias, a intensificação de eventos extremos e o desequilíbrio dos biomas brasileiros são sinais alarmantes de que o país já vivencia consequências profundas da crise climática. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
O bioma amazônico, por exemplo, tem enfrentado secas severas e incêndios frequentes, intensificados pela combinação entre o desmatamento e o aquecimento global. Conforme estudos do climatologista Carlos Nobre, a perda contínua de cobertura florestal pode levar a Amazônia a um ponto de não retorno, transformando-a em uma savana degradada. Além disso, o semiárido nordestino vem sofrendo com a desertificação e a escassez hídrica, comprometendo a agricultura familiar e a segurança alimentar da população local. Esses fenômenos indicam como as mudanças climáticas agravam desigualdades regionais e sociais no Brasil.
Do ponto de vista socioeconômico, os impactos climáticos comprometem diretamente a saúde pública, a produção agrícola e o abastecimento de água, exigindo respostas rápidas e eficazes do Estado. A filósofa Hannah Arendt alertava para os perigos da alienação diante de crises coletivas, e tal reflexão é pertinente ao contexto climático: a omissão política e a desinformação podem agravar os danos ambientais. Apesar da existência de políticas como o Plano Nacional sobre Mudança do Clima, a implementação tem sido ineficaz frente à gravidade dos problemas. (Abordagem expositiva)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é imperativo que o Brasil adote uma postura proativa frente às mudanças climáticas, investindo em educação ambiental, preservação dos biomas e energias renováveis. É papel do governo, em parceria com a sociedade civil e o setor privado, promover políticas públicas sustentáveis e de longo prazo, baseadas em dados científicos. Apenas com ações coordenadas e conscientes será possível mitigar os efeitos da crise climática e garantir um futuro equilibrado para as próximas gerações. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
Reestruture e explore as discussões por meio de um projeto de texto claro e bem desenvolvido. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 720 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |