[Sem título]

Tema: Impactos das mudanças climáticas no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 03/05/2025
Nota tradicional: 440
Nota IA: 760
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O equilíbrio ambiental é primordial para a estabilidade de um ecossistema. Entretanto, a ação humana provoca mudanças climáticas afetando o planeta, por meio de desmatamento e poluição. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

Em primeiro lugar, o uso de madeira de desflorestamento é vigente no Brasil desde 1500 com a exportação e extinção do Pau Brasil. (Truncamento) Prática que contribui para a diminuição e declínio de muitas espécies botânicas. Ou seja, as áreas indígenas são as mais afetadas pondo em risco tanto os povos originários quanto o seu habitat, tendo em vista o valor da floresta para a conservação da biodiversidade. (Abordagem tangencial)

(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, o uso de substâncias tóxicas por empresas de minério e têxtil, liberadas no meio ambiente, influenciam no sistema ambiental e na qualidade de vida (Vírgula) já que, (Sem vírgula) há um crescente aumento de doenças respiratórias no país. Isto é, a Petrobras, indústria de petróleo brasileira, está entre as 20 empresas mais poluentes do mundo, favorecendo essa problemática.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, as mudanças climáticas impactam diretamente e indiretamente em nossas vidas. Cabe às autoridades governamentais investirem na diminuição do uso de agentes poluentes e intensificar o combate a perda de áreas verdes. (Truncamento) Optando por técnicas mais sustentáveis, como a energia renovável, e leis ambientais mais rígidas com penas significativas. Pra que as futuras gerações usufruam de um planeta mais harmônico e saudável. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 40 Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais.
Competência 3 40 Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 40 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
Nota final 440 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 120 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 120 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 760 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos