Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 760 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
A emergência climática refere-se às mudanças urgentes pelas quais o planeta Terra está passando, (Justaposição) eventos como grandes ondas de calor, secas, enchentes e furacões, (Sem vírgua) são exemplos de consequências dessa emergência, que está diretamente ligada às ações humanas, desde à hora em que as pessoas se acordam até a hora que apagam as luzes dos seus quarto. (Melhore a contextualização do tema)
Dentro desse cenário, é possível afirmar que o ser humano e seus hábitos refletem diretamente nas alterações climáticas. Muitas vezes o capitalismo fala mais alto, impulsionando a exploração de recursos naturais em busca de lucro. Essa exploração acarreta a emissão de gases e poluição das águas e do ar, que prejudica de grande forma o planeta. Outro fator prejudicial é o consumo excessivo da sociedade, que leva a necessidade de maior produção dos produtos devido à alta demanda, gerando grande quantidades de resíduos que afeta diretamente ao meio ambiente. (Como isso impacta o Brasil?)
(Boa estratégia coesiva) Consequentemente, é um desafio garantir que exista vida para as próximas gerações, se tornando um papel crucial na vida de um cidadão cuidar do meio ambiente e garantir um bom mundo para o futuro da humanidade. Isso pode ser realizado com um conjunto de ações, como por exemplo o uso eficiente da água e da energia, evitando o esgotamento de rios e a poluição ao meio ambiente.
(Boa estratégia coesiva) Em conclusão, fica clara que a emergência climática pode ser diminuída por meio das ações humanas e maior intervenção governamental, por meio da imposição de leis mais rígidas e junto da mídia abordar esse tema em maior pauta, para que mais pessoas tenham noção da gravidade de determinado assunto. (Truncamento) Resultando em um mundo mais saudável as futuras gerações e também as atuais.
Dados correção tradicional
Abordagem tangencial. Delimite e explore as discussões levando em consideração o tema proposto. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 40 | Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 40 | Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
| NOTA FINAL: 480 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |