Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 760 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
O filme "Bacurau", de Kleber Mendonça Filho, embora ficcional, retrata o abandono de uma comunidade interiorana, pelo poder publico (Vírgula) e mostra uma resistência coletiva diante de ameaças externas, inclusive ambientais. O racismo ambiental é forma de discriminação racial em que comunidades marginalizadas são desproporcionalmente impactadas por problemas ambientais. A desigualdade socioambiental no Brasil ocorre pela omissão do Estado e pela exploração econômica que afeta principalmente populações racionalizadas.
No artigo 225 da constituição federal, é garantido o direito de todos ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Assim que esse direito não é estabelecido igualmente, forma-se uma violação de direitos humanos com viés racial. Não obstante, a negligência pública transforma o território em um marcador racial, contrariando a cláusula anteriormente citada. Como um pai que aparta-se de seus filhos, o governo desmerece grupos minoritários, tornando-se negligênte ao seu povo e salientando sua discriminação a determinados grupos e sua preferencia por outros. (Truncamento) Pois enquanto uns sofrem outros ostentam.
Essa eminente despreocupação traz danos ao próprio governo, uma vez que, (Sem vígula) acaba trazendo prejuízos à economia. (Truncamento) Já que as comunidades marginalizadas muitas vezes tem menos acesso a empregos, educação e serviços públicos de qualidade, o que leva a um ciclo vicioso de desvantagem social e econômica, afetando a sociedade na totalidade.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é essencial que as comunidades afetadas sejam incluídas pelo governo do país em decisões relativas ao meio ambiente e à saude , por meio do reconhecimento da existência do racismo ambiental e a conscientização de todos sobre a gravidade do tema e investimento em infraestruturas que promovam a boa ambientação de todas as pessoas, só assim o filme Bacurau ficar como uma realidade do passado. A justiça ambiental só é plena quando caminha lado a lado com a justiça social e racial.
Dados correção tradicional
Abordagem tangencial. Reestruture e explore de acordo com o tema proposto. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 40 | Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 40 | Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
| NOTA FINAL: 400 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |