Os padrões de beleza e sua relação com ultraprocessados no Brasil

Tema: Os efeitos do consumo de alimentos ultraprocessados na saúde dos brasileiros

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 15/04/2025
Nota tradicional: 720
Nota IA: 840
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na série "Insatiable" (Vírgula) da Netflix, é retratado o transtorno alimentar e psicológico da personagem principal Patty, onde a mesma faz dietas extremas com ultraprocessados "diet", para se encaixar em um padrão visto como "esteticamente bonito" para a sociedade, mas sempre volta ao mesmo ciclo de comer freneticamente. Diante de tal situação, podemos levar em consideração, quanto a pressão social e os padrões de beleza inalcançáveis, interferem no psicológico (Melhore a construção dessa ideia), e inconscientemente ao consumo de ultraprocessados "diet" seguido de dietas exageradas que fazem mal à nossa saúde.

Segundo uma pesquisa feita pela Fiocruz, mais de 20% da população brasileira faz ingestão diária desse tipo de alimento, muitas pessoas acham que os ultraprocessados estão apenas em doces e salgadinhos, quando na verdade eles estão até naquele "whey de emagrecimento", que sua blogueira fit induz os próprios seguidores a comprar. (Reestruture essa discussão. Parágrafo frasal)

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que o consumo excessivo desse tipo de produto está associado ao aumento de doenças crônicas não transmissíveis, assim como câncer, diabetes, obesidade entre outros. o consumo de alimentos fitness, sucos milagrosos, dietas que te privam do gosto de comer algo que realmente sustenta, podem dar a falsa impressão de emagrecimento saudável. Todavia, o consumidor estará apenas auxiliando o aumento do consumo dos ultraprocessados, que trazem doenças e continuam tomando bruscamente o lugar de comidas realmente boas para a saúde física e psicológica no mercado, a busca excessiva pela beleza inalcançável e idealizada das indústrias infelizmente tem o poder de acabar com uma população. (Reestruture essa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, para mitigar os impactos da problemática, é essencial que comecemos pelos cidadãos que ainda estão sendo formados: as crianças e os adolescentes. É essencial que o Ministério da saúde promova campanhas e palestras de forma frequente nas escolas, alertando sobre como devemos cuidar não só do nosso físico, mas também do psicológico e como a alimentação está relacionada a isso, quando cuidamos de cidadãos ainda em formação, conseguimos cuidar de futuros cidadãos formados, e não apenas isso, mas por meio do bom exemplo podemos chegar a milhões de indivíduos brasileiros que muitas das vezes não eram bem informados sobre tal assunto, assim salvando a saúde do nosso país. (Proposta incompleta) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 720 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos