O consumo desinformado

Tema: Os efeitos do consumo de alimentos ultraprocessados na saúde dos brasileiros

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 14/04/2025
Nota tradicional: 880
Nota IA: 920
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A “teologia do traste”, desenvolvida pelo poeta Manoel de Barros em suas obras, se baseia em valorizar problemas invisibilizados pela sociedade. Em virtude disso, é fundamental conscientizar o coletivo social sobre os efeitos negativos do consumo de alimentos ultraprocessados na saúde brasileira, os quais ocorrem devido aos seguintes fatores: a alienação informacional e o sistema capitalista. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

Sob esse viés, a escassez de esclarecimento sobre as consequências do consumo alimentício industrial conecta-se com a problemática. Segundo o filósofo Immanuel Kant, “O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele”. Esse excerto sustenta o pensamento na qual os meios educacionais, (Sem vírgula) estruturam os costumes e ideologias do ser humano. Assim, a população desinformada das possíveis doenças crônicas –obesidade, diabetes e hipertensão– contraídas mediante a alimentação processada, é vulnerável tanto pela degradação do seu bem-estar, quanto por ser majoritariamente marginalizada, sem acesso escolar ou incentivo parental pela necessidade do sustento familiar.

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, o modelo sistêmico do capitalismo corrobora com a vicissitude. (Truncamento) Visto que, (Sem vírgula) a filosofia de Karl Marx conclui que a busca incessante do capitalista pelo lucro, induz o mesmo à prejudicar sua clientela, nesse contexto por intermédio da produção alimentícia em massa, barata e artificial, repleta de toxinas a fim de prolongar seu prazo e viciar os paladares. Logo, ampliando o acesso e motivação ao consumo dos produtos industrializados para milhões de brasileiros, dependendo da desinformação populacional para serem comercializados.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Em suma, a inércia de conscientização e a influência do consumismo capitalista formam o revés. Cabe ao Ministério da Educação, informar o escopo discente desfavorecido acerca da ingestão alimentar mediante políticas públicas eficazes contra evasão escolar, reformulando o pé-de-meia e outros projetos, e por conseguinte educar de modo eficiente todas as camadas sociais a respeito do consumo saudável, elevando as taxas de expectativa de vida. Ademais, o Governo Federal, órgão responsável pela gestão de recursos e investimentos, deve estimular a compra acessível de bens comestíveis propícios, investindo e promovendo milhares de pequenos agricultores. Dessa forma os habitantes nacionais ampliarão suas condições físicas, sustentáveis e econômicas e a "teologia do traste" será concluída como visava Manoel de Barros. ​​​​​​​(Proposta incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 920 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos