O consumo desinformado - Corrige Aqui

Os efeitos do consumo de alimentos ultraprocessados na saúde dos brasileiros

Enviada em: 14/04/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

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Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 200 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 920 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!
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A “teologia do traste”, desenvolvida pelo poeta Manoel de Barros em suas obras, se baseia em valorizar problemas invisibilizados pela sociedade. Em virtude disso, é fundamental conscientizar o coletivo social sobre os efeitos negativos do consumo de alimentos ultraprocessados na saúde brasileira, os quais ocorrem devido aos seguintes fatores: a alienação informacional e o sistema capitalista. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

Sob esse viés, a escassez de esclarecimento sobre as consequências do consumo alimentício industrial conecta-se com a problemática. Segundo o filósofo Immanuel Kant, “O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele”. Esse excerto sustenta o pensamento na qual os meios educacionais, (Sem vírgula) estruturam os costumes e ideologias do ser humano. Assim, a população desinformada das possíveis doenças crônicas –obesidade, diabetes e hipertensão– contraídas mediante a alimentação processada, é vulnerável tanto pela degradação do seu bem-estar, quanto por ser majoritariamente marginalizada, sem acesso escolar ou incentivo parental pela necessidade do sustento familiar.

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, o modelo sistêmico do capitalismo corrobora com a vicissitude. (Truncamento) Visto que, (Sem vírgula) a filosofia de Karl Marx conclui que a busca incessante do capitalista pelo lucro, induz o mesmo à prejudicar sua clientela, nesse contexto por intermédio da produção alimentícia em massa, barata e artificial, repleta de toxinas a fim de prolongar seu prazo e viciar os paladares. Logo, ampliando o acesso e motivação ao consumo dos produtos industrializados para milhões de brasileiros, dependendo da desinformação populacional para serem comercializados.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Em suma, a inércia de conscientização e a influência do consumismo capitalista formam o revés. Cabe ao Ministério da Educação, informar o escopo discente desfavorecido acerca da ingestão alimentar mediante políticas públicas eficazes contra evasão escolar, reformulando o pé-de-meia e outros projetos, e por conseguinte educar de modo eficiente todas as camadas sociais a respeito do consumo saudável, elevando as taxas de expectativa de vida. Ademais, o Governo Federal, órgão responsável pela gestão de recursos e investimentos, deve estimular a compra acessível de bens comestíveis propícios, investindo e promovendo milhares de pequenos agricultores. Dessa forma os habitantes nacionais ampliarão suas condições físicas, sustentáveis e econômicas e a "teologia do traste" será concluída como visava Manoel de Barros. ​​​​​​​(Proposta incompleta)

Dados correção tradicional

Mantena os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200