A consequência de alimentos ultraprocessados na vida dos brasileiros

Tema: Os efeitos do consumo de alimentos ultraprocessados na saúde dos brasileiros

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 14/04/2025
Nota tradicional: 720
Nota IA: 680
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O crescimento do consumo de alimentos ultraprocessados na Brasil vem aumentando cada vez mais trazendo consequências para a saudade dos brasileiros, afetando diretamente a qualidade de vida da população.Esses produtos ricos em gorduras saturadas, açúcares refinados e aditivos químicos, contribuem para o aumento de doenças crônicas. (Melhore a contextualização do tema)

A praticidade dos ultraprocessados levou a redução do consumo de alimentos naturais,como frutas,legumes e proteína saudáveis.A alimentação equilibrada é essencial para o bem-estar, vem sendo substituída por opções de auto teor calórico,mas baixo valor nutritivo. (Apresente dados. Explore mais o argumento)

(Boa estratégia coesiva) Alem dos impactos na saúde, o consumo desses produtos está associado a desigualdade alimentar, já que alimentos ultraprocessados custumam ser mais acessíveis economicamente do que alimentos frescos (Explore mais essa discussão).isso afeta diretamente populações vulneráveis, aumentando o número de doenças relacionadas à má alimentação.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Diante dos impactos negativos do consumo de ultraprocessados, é fundamental promover políticas públicas de educação alimentar, incentivando uma alimentação mais natural e equilibrada.A conscientização da população sobre os riscos desses produtos é essencial para a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 720 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 120 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 80 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 680 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos