Os efeitos do consumo de alimentos ultraprocessados na saúde dos brasileiros
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Os efeitos do consumo de alimentos ultraprocessados na saúde dos brasileiros
Enviada em: 13/04/2025
Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
Iara - Correção por Inteligência Artificial
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podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações
fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer
decisão importante.
Competência
Nota
Observações
Competência 1
160
Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2
160
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3
120
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4
200
Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5
120
Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final
760
A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
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Atualmente, o consumo dos alimentos ultraprocessados, infelizmente, vêm crescendo e se normalizando cada vez mais na rotina dos brasileiros. Seu consumo, na maioria das vezes, torna-se optado e escolhido em mercados e no dia a dia pela praticidade, assim, favorecendo no aumento de tempo, seja em intervalos de trabalhos ou até para um lanche à tarde, assim, não precisando cozinhar. (Contextualize as discussões iniciais com mais clareza)
Muitos desses alimentos e bebidas, nas suas composições, levam um altos valores de corantes, conservantes e aromatizantes, que são alguns dos maiores elementos prejudiciais para a saúde. Esses alimentos, acabam sendo fracos nas proporções de fibras, carboidratos, vitaminas e minerais, que são essenciais para o bom funcionamento do corpo humano e uma boa saúde. (Apresente dados. Explore mais a informação apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Entretanto, mesmo agregando em ganhos de tempo para realização de outras tarefas, ou até sendo prático para aqueles que não gostam de cozinhar, acaba sendo um fator bastante negativo na saúde dos brasileiros, pois influenciam no aparecimento de doenças cardíacas, diabetes, obesidade a até mesmo aumentando a probabilidade de câncer, que com o passar dos anos, (Sem vírgula) vem aumentando cada vez mais os casos. (Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Para solucionar esse gravíssimo problema que afeta de uma forma bastante agressiva a saúde, seria necessário que regulasse a publicidade de alimentos ultraprocessados, investissem em palestras sobre nutrição nas escolas, onde ampliaria o conhecimento sobre alimentação, e pessoas também deveriam promover um novo estilo de vida, optando por opções mais saudáveis nos mercados e nas refeições. (Truncamento) Pois, apesar de ganharem tempo no trabalho, estarão perdendo tempo de vida com o consumo inadequado de alimentos e um mau estilo de vida. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Dados correção tradicional
Reestruture e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competência
Nota
Motivo
Domínio da modalidade escrita formal
160
Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em
prosa
160
Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de
um ponto de vista
120
Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção
da argumentação
200
Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
80
Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.