Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 720 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Os alimentos ultraprocessados é uma forma rápida, barata e eficiente de alimentação. Principalmente nos tempos modernos, aonde o tempo foi diminuindo. Porem, isso é uma alternativa momentânea, que consumidas em grande contidade, ao longo prazo (Vírgula) pode trazer malefícios a nossa saúde.
As mídias de massas como, (Sem vírgula) propagandas, filmes e anúncios na internet, (Sem vírgula) usam artistas e famosos, que com a sucia faz com que muitas pessoas consumam um produto, isso de forma irracional. Assim fazendo com que o consumidor não pense como esse produto ultraprocessado pode trazer malefícios a sua saúde. Mesmo que todas as informações do produto mostre diversos compostos químicos prejudiciais a saúde, como ácidos, corantes, fertilizantes e transgênicos. (Reestruture e explore a discussão com clareza)
O código do consumidor diz que todos os ingredientes e informações deve estar contida no produto, de forma com que o consumidor possa ter conhecimento sobre o que está consumindo. Porém, no brasil não existe uma educação alimentar correta nas escolas. (Truncamento) O que prejudica na hora da compra de um produto, apenas levando em consideração o que foi apresentado em um anúncio. Além disso, os alimentos ultraprocessados geralmente são baratos, assim sendo a melhor alternativa de alimentação para as famílias de baixa renda. (Muitas discussões para um parágrafo)
(Boa estratégia coesiva) Com isso, podemos concluir que inserir a educação alimentar correta com nutricionistas e palestras nas escolas é de extrema importância. Para que assim, os alunos possam refletir melhor sobre os seus hábitos alimentares e possam conhecer os ingredientes e compostos químicos presentes no alimento. O governo tambem deve criar campanhas através de propagandas e palestras para que a população tambem possa ter hábitos alimentares melhores. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Dados correção tradicional
Reestruture e explore as discussões a partir de um projeto de texto bem definido. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 680 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |