Os efeitos do consumo de alimentos ultraprocessados na saúde dos brasileiros.
Tema: Os efeitos do consumo de alimentos ultraprocessados na saúde dos brasileiros
Os ''Alimentos ultraprocessados'' são produtos fabricados à base de substâncias artificiais e contendo poucos ingredientes de origem vegetal e animal. Análogo a isso, pode-se dizer que a indústria alimentícia revolucionou o modo como produz comidas de uma forma nunca vista antes, entretanto, a famosa fórmula alimentar de preparo rápido é danosa à saúde. Logo, é correto fazer a análise dos efeitos do consumo excessivo de refeições instantâneas pelos brasileiros.
Diante desse cenário, uma das consequências da ingestão recorrente dos ultraprocessados é a desnutrição populacional. Nesse sentido, a banda "Desnutrição", com a sua música ''Gerações Futuras'', traz a premissa futura de uma sociedade que come, mas tem sintomas da fome. Sob esse viés, na contemporaneidade, pessoas são motivadas a se alimentar com pratos de baixo índice de nutrientes, seja por falta de tempo em preparar algo melhor ou por fast food ser mais agradável ao paladar e ao bolso. Como resultado, têm-se cada vez mais pessoas doentes e com pouca disposição física e mental para realizar atividades do dia a dia. Assim, o governo que não se compromete a ofertar alimentos saudáveis e acessíveis a todos está criando um povo com fraquezas e sem progressos na vida. (Melhore a relação entre as discussões apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, pessoas que costumam consumir alimentos ultraprocessados tendem a prejudicar a si próprias e o mundo à sua volta. Nessa lógica, o filme ''Consumed'' narra a história de uma mãe que descobre que o filho tem uma doença causada por alimentos transgênicos. Fora da ficção, o surgimento de doenças como diabetes e obesidade (Vírgula) a partir da ingestão de mantimentos modificados geneticamente, é cada vez mais perpetuada entre os cidadãos. Decerto, isso demonstra uma calamidade pública de saúde, pois o aumento do número de debilitados por essa condição sugere o afastamento de trabalhadores de seus empregos e gastos para tratamentos desses. Dessa forma, a importância precoce destinada à saúde evita uma pandemia alimentar e seus efeitos na economia do país.
(Boa estratégia coesiva) Em suma, é necessária a intervenção estatal para mitigar os problemas supracitados. Portanto, cabe ao Ministério da Saúde, em parceria com a indústria alimentar, a responsabilidade de estimular a mudança de maus hábitos alimentares, por meio da publicidade nos mercados. (Truncamento) Com a finalidade de agregar consciência do que compram e seus efeitos no organismo, além de anunciar preços mais baixos que despertem a compra por alimentos naturais. Só assim, a predileção por comidas ultraprocessadas será minimizada e a saúde do brasileiro recuperada. (Proposta completa)
Correção tradicional
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
| Competência 3 | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 920 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |