Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
O filósofo Hipócrates dizia “somos aquilo que comemos“ uma compreensão direta e de fácil entendimento a respeito da saúde. Sendo assim, o consumo de produtos ultraprocessados tornam uma sociedade menos saudável, pois trazem efeitos negativos na saúde dos consumidores. Em suma, é evidente que esses hábitos alimentares são um problema que precisa ser banalizado no Brasil.
De início, é válido citar que esses produtos possuem uma alta concentração de açucares e produtos químicos que mascara o seu sabor natural para um sabor artificial (Vírgula) porém saboroso como uma fruta por exemplo. Nesse viés, facilmente pode-se observar um efeito na saúde de uma pessoa que consume esses alimentos diariamente como a diabetes tipo 2 que afeta grande parte da população brasileira atualmente. Nesse sentido, é necessário modificar esse senário e desenvolver na sociedade uma forma mais eficiente de alimentação. (Delimite e explore a discussão com mais clareza)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é imperativo pontuar que as atitudes do poder das propagandas desses produtos tem grande influência para que a sociedade se alimente de forma inadequada. Além do mais, a influência econômica também prejudica esse habito incorreto, pois são produtos mas baratos e com bom rendimento (Vírgula) ao contrário de alimentos saudáveis que são mais caros ou baratos porem com pouco rendimento de consumo trazendo a necessidade de compra maior e encarecendo a dieta. Frente a isso, o país necessita de uma influência mas saudável e de uma atitude governamental economicamente.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, torna-se evidente que a sociedade necessita de ajuda urgentemente. Por isso, deve-se criar um programa de tv, administrado pelo ministério da saúde, com profissionais como nutricionista, por meio de roda conversar sobre alimentação, com a finalidade de informar e influência os cidadãos sobre os benefícios de uma alimentação saudável e mostrar que somos o que comemos como dizia o filósofo Hipócrates. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
Delimite e explore as discussões com mais clareza. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 680 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |