A mídia e seus malefícios
Tema: Influência da Mídia
Que moça não gostaria de ter beleza semelhante à [a]das atrizes hollywoodianas? Que rapaz não almejaria as “glórias” dos heróis protagonistas de filmes norte-americanos? Quem, de toda uma sociedade, não se indigna perante muitos dos “acontecimentos” e “fatos” noticiados pela impressa, em especial a televisiva?
Pois bem, esses são sentimentos inseridos pela mídia na sociedade. A intensificação do culto ao corpo, apologia à violência e a veiculação de informações de interesse apenas de uma minoria, tem regido há muito o comportamento social.
A busca incessante pelo corpo perfeito tem gerado freqüentes distúrbios – como a bulimia e anorexia – no meio jovem feminino. As mesas de cirurgia sempre ocupadas indicam a preocupação em se adequar ao modelo de beleza exigido, à revelia dos riscos e dos possíveis danos à saúde.
Pesquisas realizadas pelos especialistas Huesmann e Eron apontam que crianças expostas a muitas horas de entretenimento midiático violento, possuem, na fase adulta, problemas com infrações de leis e violência. Ficando assim a evidente má influência dos “gloriosos heróis” assassinos.
Por fim, acontecimentos envolvendo o tablóide “News of the World”, nos alerta para algo que possa estar acontecendo com mais freqüência do que se imagina. Surgindo daí o questionamento: Por que será que o império midiático se recusa com tanta veemência a ser regulamentado?
Talvez, as práticas ilícitas na obtenção de informações seja praxe e, obviamente, seria deveras desagradável se desfazer de meios tão “eficientes” de se conseguir “boas” notícias.
Em conclusão, podemos destacar alguns malefícios que tem sido gerado pela influência da mídia. Um deles seria o constante apelo sensual feminino e com isso, a fixação dessa visão como a principal sobre a mulher. Outro seria a situação de que, na grande maioria dos programas de entretenimento, o herói sempre mata mais.
E por último as informações veiculadas pela imprensa, julgando-se os interesses implícitos, continuam influenciando a grande massa, segundo os interesses de uma minoria.
Correção tradicional
| Critério | Observações | Nota |
|---|---|---|
| Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
| Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
| Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
| Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
| Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
| Nota final | 9.5 |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |