Alimentos ultraprocessados e sua relação com a alta de doenças metabólicas
Alimentos ultraprocessados e sua relação com a alta de doenças metabólicas - Corrige Aqui
Os efeitos do consumo de alimentos ultraprocessados na saúde dos brasileiros
Enviada em: 11/04/2025
Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
Iara - Correção por Inteligência Artificial
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decisão importante.
Competência
Nota
Observações
Competência 1
160
Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2
160
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3
120
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4
200
Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5
160
Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final
800
A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
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Em virtude dos crescentes casos de doenças silenciosas metabólicas como a diabetes, obesidade e hipertensão, muito se tem discutido acerca dos alimentos processados e ultraprocessados e como eles afetam a saúde e o bem-estar. Tendo isso em vista, é possível relacionar os efeitos que esse tipo de alimento causa mediante ao seu consumo e alguns fatores, tais como o controle midiático de propaganda e os ambientes obesogênicos.
Sob esses viés, veículos de informação se tornam um grande empecilho para uma alimentação saudável, gerando através deles uma fonte de propaganda as grandes empresas do ramo alimentício, as quais são (Vírgula) no geral, grandes empresas produtoras de alimentos ultraprocessados como refrigerantes, doces, fastfood e comidas com alto teor de carboidratos e lipídios - os açúcares e gorduras. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Em consequência disso, ambientes obesogênicos, tais quais lanchonetes e fastfoods, que impulsionam o consumo de alimentos ultraprocessados, se tornam uma opção mais frequente no cotidiano (Por quê?). Fato esse gera na população brasileira, consequências que podem acarretar em doenças e complicações médicas, reduzindo a qualidade de vida e bem-estar.
(Boa estratégia coesiva) Dado o exposto, em busca de amenizar tal problemática, se torna-se imprescindível ao Ministério da Educação a inserção na matriz curricular estudantil debates e estudos com relação aos alimentos ultraprocessados e como eles podem interferir na saúde da população. Além do mais, cabe também ao Estado a obrigatoriedade sob a mídia para fornecer informações sobre a composição dos alimentos e o que elas podem causar de forma objetiva e clara para toda a população. Essa proposta tem por finalidade a mitigação dos efeitos causados pelos alimentos ultraprocessados em busca da melhoria na saúde da população brasileira. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenolvimento. Bom estudo!
Competência
Nota
Motivo
Domínio da modalidade escrita formal
160
Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em
prosa
160
Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de
um ponto de vista
120
Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção
da argumentação
200
Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
120
Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.