Os efeitos do consumo de alimentos ultraprocessados na saúde dos brasileiros

Tema: Os efeitos do consumo de alimentos ultraprocessados na saúde dos brasileiros

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 11/04/2025
Nota tradicional: 680
Nota IA: 760
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com o surgimento dos alimentos ultraprocessados que são projetados para serem convenientes, consumidos em movimento, hiperpalatáveis e atraentes para os consumidores e, o mais importante, o segmento mais lucrativo dos portfólios das empresas por causa do baixo custo dos ingredientes (A ideia não foi totalmente desenvolvida). Contudo, mostrar-se sendo um problema para a saúde humana. Segundo o Wikipédia que a questão não é comida, nem nutrientes, mas sim processamento", e "do ponto de vista da saúde humana. Diante desse cenário, é importante destacar as principais causas e consequências desse consumo de alimentos ultraprocessados como o aumento da obesidade, diabetes, câncer e a fragilidade e também o aumento da depressão. (Melhore a contextualização do tema)

Em primeira análise, os produtos ultraprocessados têm um grande impacto na saúde brasileira, como aumento de câncer e diabetes (Vírgula) o que causa a obesidade em quem consome esse tipo de alimento. Apesar disso, esses produtos que têm esse padrões alimentares com base em produtos ultraprocessados estão relacionados ao risco aumentado de ganho de peso o que pode envolver a obesidade do consumidor. É importante destacar que esses alimentos podem desenvolver doenças cardiovasculares, como asma e câncer e isso acontece por falta de orientação, aumentando (Vírgula) assim, chances de um infarto e mortes prematuras.

(Boa estratégia coesiva) Além disso, pode também impactar um aumento da depressão. De acordo com a revista ciência (Vírgula) verificou-se que em 80% dos casos a obesidade é um fator envolvido no surgimento de sintomas depressivos, o que pode ser envolvido com má alimentação. Em virtude disso (Vírgula) a alimentação impacta diretamente em uma série de transtornos psicológicos como os distúrbios alimentares, depressivos e de ansiedade. (Melhore a apresentação da discussão)

(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, os efeitos do consumo de alimentos ultraprocessados (Ideia incompleta). Para resolver esse problema, é necessário que o governo trabalhe para implementar medidas que possam minimizar os efeitos do consumo exagerado (Vírgula) como a presença de palestras de educação alimentar, informando através da instituições de saúde. Dessa forma, é possível que as pessoas tenham uma consciência antes de consumir qualquer produtos (Vírgula) assim, evitando problemas de saúde futuras. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 680 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 120 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 120 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 760 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos