[Sem título]

Tema: Os efeitos do consumo de alimentos ultraprocessados na saúde dos brasileiros

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 08/04/2025
Nota tradicional: 680
Nota IA: 600
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para Sócrates, o alimento é o melhor remédio para cuidar do corpo. Alimentos industrializados são uma bomba de hormônios malignos para a sociedade. Com o alto consumo de alimentos ultraprocessados, a saúde da humanidade está comprometida. Crianças, jovens, adultos e idosos estão optando por comida processada em todas as alimentações por serem mais práticas e rápidas. (Melhore a contextualização do tema)

O consumo excessivo desses alimentos estão resultando em doenças como: Obesidade, diabetes tipo 2, hipertensão, câncer, demências, problemas cardíacos. As indústrias estão faturando bilhões com o alto consumo de industrializados e deixando de lado a saúde dos consumidores. (Argumento expositivo)

(Boa estratégia coesiva) Para combater as doenças causadas pelo alto consumo de mercadorias ultraprocessadas, você tem que diminuir o consumo de miojos, salsichas, salgadinhos, bolachas, molhos prontos... E optar em fazer os seus próprios alimentos 100% naturais e de boa qualidade, que trarão uma qualidade de vida saudável e assim irá vislumbrar um futuro melhor para todos. ​​​​​​​(Não apresentou a proposta propriamente dita) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 680 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 120 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 120 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 80 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 600 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos