Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
No século XXI, nota-se cada vez mais presente o consumo de alimentos ultraprocessados, especialmente pela facilidade de acesso e a pela romantização de propagandas derivadas. Esses produtos, os quais sofrem mudanças químicas significativas por aromatização, utilização de corantes e adaptações agradáveis ao paladar, são caracterizadas pela alto concentração de elementos sintéticos e baixa quantidade de nutrientes essenciais. O costume adotado pelos brasileiros vem se mostrado um dos principais fatores para a causa de doenças crônicas como a obesidade, diabetes tipo 2 e hipertensão arterial. Nesse contexto, é de extrema importância a adaptação de uma dieta mais saudável pelo brasil contemporâneo. (Melhore a contextualização do tema)
Sob este viés, destaca-se como o hábito de adesão de alimentos ultraprocessados na vida cotidiana não apenas afeta a saúde da população, mas também sobrecarrega o sistema de saúde e gera altos custos econômicos para o país. De acordo com Vigitel, doenças crônicas causadas pelo consumo excessivo desses produtos são responsáveis pelo investimento de RS933,5 milhões para o tratamento dessas enfermidades. Assim, faz-se necessário a revisão urgente de ações mais eficazes para combater a ingestão dos alimentos.
Diante disso, outro efeito preocupante do hiperconsumo de industrializados, (Sem vírgula) é a contribuição para o aumento do estresse e ansiedade, visto que, (Sem vírgula) os resultados dessa alimentação se assemelha à dependência provocada pela cocaína no organismo, segundo a pesquisadora em saúde pública, Bruna Hassan. (Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Em virtude dos fatos, é primordial promover ações concretas as quais alterem os efeitos de consumo de alimentos ultraprocessados. Logo, cabe às emissoras de TV, as quais são responsáveis por grande influência na sociedade, precarizar propagandas tentadoras de produtos industrializados, a fim de desconstruir esse hábito. Além disso, o Governo Federal, (Sem vírgula) deve tornar os preços menos acessíveis, dificultando o acesso aos produtos.
Dados correção tradicional
Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 720 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |