Alimentos ultraprocessados e o impacto na saúde

Tema: Os efeitos do consumo de alimentos ultraprocessados na saúde dos brasileiros

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 07/04/2025
Nota tradicional: 400
Nota IA: 680
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cada vez mais os alimentos passam por processos de modificação em sua preparação na indústria alimentícia brasileira. Os rótulos evidenciam cada vez mais a quantidade de produtos adicionados à conservação dos alimentos, que já passaram por modificação extrema, preservando pouco das características naturais e orgânicas. (Melhore a contextualização e formule a tese)

Um exemplo típico é a cana de açúcar que até chegar à forma de uso e às gôndolas dos supermercados, passou por diversos processos da indústria alimentícia, ficando refinado ao ponto de causar danos ao fígado e ao cérebro.

Os alimentos ultraprocessados são pobres em nutrientes essenciais e ricos em carboidratos e gorduras. Os embutidos são outro exemplo de alimento que carrega diversos conservantes e produtos químicos adicionados que causam câncer, se consumidos a longo prazo.

Uma das maiores causas da obesidade e do desenvolvimento do câncer é o excesso de consumo de alimentos adicionados de conservantes químicos, que são pobres em nutrientes essenciais ao funcionamento saudável do corpo humano.

Cabe uma conscientização quanto à importância da redução do consumo de produtos ultraprocessados, substituindo-os por produtos ricos em nutrientes e que possibilitem a nutrição do organismo de forma adequada e saudável. (Parágrafo frasal. Não apresentou a proposta propriamente dita)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 80 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 40 Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 40 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
Nota final 400 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 120 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 80 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 680 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos