[Sem título]

Tema: Os efeitos do consumo de alimentos ultraprocessados na saúde dos brasileiros

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 07/04/2025
Nota tradicional: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As mudanças que ocorreram (Especfique algumas dessas mudanças) entre os séculos XVI e XXI foram significativas para o povo brasileiro, promovendo avanços sociais, culturais e tecnológicos. No entanto, essas transformações não foram suficientes para erradicar o consumo de alimentos ultraprocessados na vida dos brasileiros. Nesse sentido, é visto que há indiferença social e negligência governamental que desenvolve esse empecilho. (Muito bem. Formulou a tese) 

É axiomático que a indiferença por parte da sociedade é uma das causas da persistência do consumo de alimentos industrializados no Brasil. Segundo Freud, em seu livro "Psicologia das Massas e Análise do Eu", os indivíduos tendem a suprimir o próprio ego e agir conforme o meio, sem se preocupar com os efeitos disso sobre sua saúde e o corpo social ao qual pertencem. Dessa maneira, é fundamental uma reforma nas atitudes da civilização para que, assim, o fim dessa realidade deixe de ser uma utopia.

Igualmente, destaca-se que a negligência governamental é um desafio a ser combatido. Na obra "Ensaio sobre a Cegueira", de José Saramago, o autor utiliza uma metáfora para criticar a falta de percepção e sensibilidade das instituições frente às crises que atingem toda a população. Logo, observa-se que a ausência de regularização e monitoramento dos setores públicos intensifica o impacto negativo na saúde dos brasileiros. (Melhore a relação do tema com a obra apresentada)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, algo precisa ser feito com urgência para que esse empecilho não se faça mais presente no Brasil contemporâneo. Para isso, é necessário que o Ministério da Educação (Vírgula) em parceria com o Ministério das Comunicações, financie projetos educacionais e sociais, além de uma ampla divulgação midiática. (Truncamento) Por meio de propagandas televisivas, entrevistas em jornais e debates entre professores e alunos a fim de que tal medida se faça presente positivamente em cada ambiente social. Assim, o objetivo de erradicar o problema e modificar a mentalidade de consumo excessivo na sociedade poderia, enfim, ser alcançado. (Proposta completa) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos