[Sem título]

Tema: Os efeitos do consumo de alimentos ultraprocessados na saúde dos brasileiros

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 07/04/2025
Nota tradicional: 880
Nota IA: 960
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É sabido que, para ter uma boa qualidade de vida, faz-se imprescindível a prática de atividades físicas em conjunto com hábitos alimentares saudáveis. Todavia, o consumo excessivo de alimentos ultraprocessados, que são aqueles modificados quimicamente, é prejudicial à saúde. Nesse contexto, segundo a pesquisa Vigitel do Ministério da Saúde, as três doenças crônicas mais prevalentes na sociedade brasileira são associadas ao consumo desenfreado desses produtos, como hipertensão arterial, obesidade e diabetes tipo 2. Desse modo, é primordial que haja a conscientização da população em relação aos danos que esses alimentos causam à saúde, objetivo que, muitas vezes, é impedido pela massiva quantidade de propagandas que divulgam tais produtos. (Melhore a contextualização do tema. Introdução pertinente, mas precisa ser reduzida)

Sob esse viés, para que as pessoas se conscientizem em relação aos malefícios dos alimentos ultraprocessados, elas precisam entender que nem tudo que vem "pronto" é, de fato, mais vantajoso. Produtos enlatados e de rápida preparação possuem diversos aditivos que modificam sua cor, seu aroma e até mesmo sua textura, além de conterem alto teor de açúcar e sódio, como os famosos biscoitos recheados, salgadinhos e macarrão instantâneo. Dessa forma, é essencial que os indivíduos se atentem à tabela nutricional dos alimentos que consomem e saibam identificar aqueles que são prejudiciais à saúde. (Melhore a apresentação desse argumento)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, vale ressaltar o quanto as propagandas vinculadas a esses produtos induzem o cidadão a comprar e consumir cada vez mais. Embora seja um meio estratégico de empresas divulgarem seus produtos, as publicidades de alimentos ultraprocessados, que são altamente nocivos à saúde, atuam como agentes propulsores de vícios e doenças.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, a fim de conscientizar a população sobre os malefícios causados por tais alimentos e conter a crescente circulação de propagandas, faz-se necessário por parte do Ministério da Saúde, enquanto órgão que preza pelo bem-estar da população, a implementação de campanhas em mídias digitais e televisivas, e a promoção de eventos públicos que alertem sobre os efeitos negativos que os alimentos ultraprocessados causam à saúde. Além disso, a restrição de propagandas vinculadas a esses produtos também contribui para que estes se tornem menos acessíveis à população.​​​​​​​ (Proposta incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 3 160 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 4 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 5 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Nota final 960 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos