Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 960 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
O autor Thomas More, em sua obra "Utopia", concebe uma sociedade idealizada, marcada pela ausência de conflitos e desigualdades. Contudo, observa-se que essa premissa não se reflete na realidade contemporânea, uma vez que os efeitos decorrentes do consumo de alimentos ultraprocessados na saúde da população brasileira impossibilitam a construção de uma conjuntura semelhante àquela imaginada por More. Nesse contexto, infere-se que as doenças físicas e mentais configuram-se como alguns dos impactos mais significativos desse fenômeno.
Dessa maneira, é de suma importância destacar a intrínseca relação entre as enfermidades corpóreas e o consumo de alimentos altamente processados. Sob essa ótica, o documentário "Fed Up" (2014) aborda a epidemia de obesidade nos Estados Unidos, analisando o papel dos alimentos industrializados, especialmente os ricos em açúcar, na perpetuação deste problema. Assim, torna-se patente que o consumo de refeições processadas constitui um fator relevante no desenvolvimento de doenças como diabetes e dislipidemia, dado que as indústrias adicionam altos teores de sódio e açúcar com o intuito de melhorar o sabor e a conservação dos produtos. À vista disso, observa-se um avanço progressivo e contínuo na mortalidade infantil, fenômeno amplamente atribuído às doenças provocadas pela má alimentação.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é imprescindível mencionar que os problemas mentais encontram um aliado agravante na alimentação industrializada. Nesse cenário, uma matéria publicada pelo Jornal da USP, em março de 2025, aponta que o consumo de alimentos ultraprocessados eleva em 58% o risco de desenvolvimento de depressão persistente. Sob essa perspectiva, torna-se evidente o papel dos alimentos modificados na manutenção de distúrbios psicológicos, uma vez que esses produtos são deficientes em nutrientes e vitaminas essenciais à regulação do humor, além de serem projetados para se tornarem altamente viciantes. Em razão disso, observa-se que os jovens se encontram em um estado de fadiga exacerbada e baixa performance, consequências diretas dos transtornos psíquicos induzidos pela dieta desequilibrada frequentemente ingerida nessa faixa etária.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, urge a premência de mitigar a temática. Logo, é imperativo que o Poder Legislativo, responsável pela criação de leis, assegure que os alimentos disponibilizados à população sejam menos processados, por meio da implementação de legislações que estabeleçam limites para os níveis de gorduras, açúcares e sódio nesses produtos, com a finalidade de minimizar os impactos físicos e psicológicos advindos do consumo desses alimentos. Outrossim, tais iniciativas devem ser acompanhadas de campanhas educativas e ações de conscientização, a fim de fomentar escolhas mais equilibradas de alimentação. Assim, a sociedade descrita por Thomas se materializará e a sociedade logrará êxito. (Proposta completa)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 960 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |