Os efeitos do consumo de alimentos ultraprocessados na saúde dos brasieliros

Tema: Os efeitos do consumo de alimentos ultraprocessados na saúde dos brasileiros

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 05/04/2025
Nota tradicional: 960
Nota IA: 920
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Inspirado na filosofia positivistas de August Comte, o lema "Ordem e Progresso" inscrito na bandeira do país desde 1889, simboliza um dos objetivos fundamentais da nação: o avanço da sociedade, mediante a defesa da ordem. A concretização desse ideal, no entanto, permanece distante, uma vez que os efeitos do consumo de alimentos ultraprocessados na saúde brasileira representa um grande desafio a ser enfrentado pela população. Diante disso, é preciso analisar não só a negligência do governo, como também a invisibilidade do impasse. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese) 

De início, é válido ressaltar que a inoperância estatal agrava os efeitos negativos de alimentos superprocessados na saúde dos cidadãos. Acerca disso, para o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, algumas instituições deixaram de exercer sua função, atuando como "zumbis". Nessa lógica, o Estado é análogo a tese do pensador, visto que as autoridades não realizam ações concretas que promovam o bem-estar social, como a a diminuição de produtos ultraprocessados no mercado, por exemplo, os refrigerantes. Por conseguinte, enquanto o Estado permanecer inerte, o aumento de doenças, tal como a hipertensão e a diabetes, continuará a subir. Logo, é fulcral a mudança dessa ineficiência.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a falta de notoriedade acerca do assunto também contribui para o revés. Nesse viés, sob a ótica da filósofa Djamila Ribeiro, "é importante ter em mente que para pensarmos em solução para uma realidade, devemos tirá-la da invisibilidade", ou seja, determinados problemas tendem a ser suavizados e não recebem a atenção necessária. Nesse sentido, essa perspectiva encontra ressonância no panorama nacional, haja vista que a negligência no que tange aos efeitos maléficos dos alimentos ultraprocessados na saúde dos cidadãos dificulta a mudança desse cenário hostil, isso se materializa nas propagandas em redes sociais e nas redes televisivas, onde o telespectador é induzido somente a comprar tal produto, e não é informado sobre os males, o que, consequentemente, dificulta o exercício da cidadania, e reforça o risco de um cidadão desenvolver doenças crônicas, como a obesidade. Dessa forma, é substancial esses poderes reconstruírem sua visão. (Delimite as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Em suma, atenuar os efeitos negativos do consumo de alimentos superprocessados é fundamental. Logo, o Ministério da Saúde, órgão responsável pela saúde pública do país, por meio de seu poder executivo, deve obrigar as empresas produtoras a informar também sobre os possíveis danos causados à saúde, com o intuito de diminuir a ingestão de tais alimentos. Além disso, as mídias, por meio de seu poder informativo, precisam publicar essas informações danosas, com o fito de oferecer visibilidade ao problema em questão. Espera-se, com essas medidas, fazer jus ao lema inscrito na bandeira nacional. (Proposta completa)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 960 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Correção por IA

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 3 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 4 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 5 200 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Nota final 920 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos